O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Música pelo Concelho Música pelo Património

Música pelo Concelho, Música pelo Património

O Bando de Surunyo é um ensemble especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII que atua no Mosteiro de Moreira da Maia no dia 22 de outubro, às 21h30, no âmbito do programa Música pelo Concelho, Música pelo Património.

Bando de Surunyo, o nome é retirado de um vilancico seiscentista português e significa “bando de estorninhos”. O ensemble é a frente interpretativa e laboratorial de um projecto multidisciplinar que incide particularmente sobre repertório inédito albergado por fontes portuguesas, apresentando em quase todos os seus concertos obras inéditas em primeira audição moderna. O projecto abrange, porém, música tanto de aquém como de além fronteiras, tendo como objectivo proporcionar ao público, através da música e da poesia, o contacto com a pluralidade, ecletismo e riqueza do pensamento e imaginário do renascimento e barroco europeus.
Os nossos concertos são preparados sobre uma rigorosa base de investigação musicológica e no estudo aprofundado do contexto histórico e cultural da música que interpretamos. Todas as obras são preparadas directamente a partir dos manuscritos ou impressos originais e interpretadas utilizando instrumentos e práticas interpretativas historicamente informadas.
A íntima relação entre som e palavra que emerge na música na transição do Quinhentos para o Seiscentos é o eixo central da abordagem d’O Bando de Surunyo ao estudo e interpretação do repertório. O som colocava-se então ao serviço do texto, veiculando, ilustrando e potenciado o seu conteúdo poético e afectivo. A transmissão eficaz e eloquente desse conteúdo nas suas múltiplas leituras e funções — literal, teatral, histórica, simbólica, religiosa, política e filosófica — constitui a base para a construção de uma concepção interpretativa que persegue hoje o mesmo objectivo da música de então: divertir e comover o público através da palavra, do gesto e do som. Todo o projecto assume, pois, um alcance estético e comunicativo alargado onde, fazendo uso de práticas interpretativas e sonoridades históricas, se procura criar um objecto artístico pertinente, significativo e impactante para o público de hoje.
MÚSICA PELO CONCELHO, MÚSICA PELO PATRIMÓNIO é um projeto de promoção musical que teve início em 2020 e esta edição apresenta-se com um novo formato, que assenta na promoção e valorização do património arquitetónico e cultural do concelho.
Trata-se, assim, de uma iniciativa promovida pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal, com a colaboração das Juntas de Freguesia, que consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existentes em cada freguesia, criando uma simbiose entre a música e património.
Com a realização deste evento pretende-se fomentar a descentralização cultural, a dinamização de recintos do concelho e a criação e fidelização de novos públicos, constituindo estes alguns dos princípios inerentes à política cultural do município.

Os espetáculos apresentam-se em diferentes estilos musicais e têm entrada livre.
Organização | Câmara Municipal da Maia
Produção | MAKUMA Digressões e Produções Musicais

Programa completo “Música pelo Concelho, Música pelo Património”

30 de setembro, 21h00
Igreja de Pedrouços
“CAPRICHOS” – L’EFFETTO ENSEMBLE

5 outubro, 21h30
Auditório da Junta de Freguesia de Milheirós
RICARDO PASSOS

7 outubro, 21h30
Coreto, Largo do Souto – S. Pedro Fins
FADO VIOLADO

8 outubro, 21h30
Igreja de Nogueira
FILIPE QUARESMA

15 outubro, 21h30
Igreja de Santa Maria de Avioso
ESPIRAL

22 outubro, 21h30
Mosteiro de Moreira
BANDO DE SURUNYO

4 novembro, 21h30
Igreja de Nª Senhora da Paz – Vila Nova da Telha
ADLIB STRINGS

12 novembro, 21h30
Igreja de Gueifães
DUO “DISSONÂNCIA”

19 novembro, 21h30
Capela Nª. Senhora da Luz e Santa Bárbara – Vila de Luz, Folgosa
HENRIQUE FRAGA

25 novembro, 21h00
Mosteiro de Águas Santas
ANGÉLICA SALVI

Fonte: https://www.cm-maia.pt/institucional/agenda/evento/bando-de-surunyo-musica-pelo-concelho-musica-pelo-patrimonio

BANDO DE SURUNYO – Música pelo Concelho, Música pelo Património

Data

22 Out 2022 - 25 Nov 2022
Desde

Hora

21:30

Localização

Vários Locais
Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »