O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

MOSTRA DE PRIMEIRAS CURTAS #12 – BASMA ALSHARIF

MOSTRA DE PRIMEIRAS CURTAS #12 – BASMA ALSHARIF

MOSTRA DE PRIMEIRAS CURTAS #12 – BASMA ALSHARIF

– EM SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA –

A 12ª sessão da Mostra de Primeiras Curtas é dedicada à realizadora e artista palestiniana Basma Alsharif.

Basma Alsharif (n. 1983) é uma artista palestiniana que trabalha em cinema e instalação. Desenvolveu a sua prática de forma nómada entre o Médio Oriente, a Europa e a América do Norte e está atualmente sediada em Berlim. No seu trabalho analisa os conflitos políticos cíclicos e confronta o legado do colonialismo através de obras satíricas, imersivas e líricas.

No dia 10 de Fevereiro, às 17H30, na Térmita, serão projectadas três curtas- metragens da realizadora: We Began By Measuring Distance (2009), Home Movies Gaza (2013) e Deep Sleep (2014).

PROGRMA:

• WE BEGAN BY MEASURING DISTANCE (2009) | 19’

Fotogramas longos, texto, linguagem e som são entrelaçados para revelar a narrativa de um grupo anónimo que preenche o seu tempo medindo distâncias. As medições inocentes transformam-se em medições políticas, examinando a forma como a imagem e o som comunicam a história. “We Began By Measuring Distance” explora o desencanto final com os factos quando o visual falha em comunicar o trágico.

• HOME MOVIES GAZA (2013) | 24’

Numa tentativa de descrever a vida quotidiana onde as pessoas lutam pelos direitos humanos mais básicos, “Home Movies Gaza” apresenta-nos a Faixa de Gaza como um microcosmo do declínio da civilização, encontrando uma perspetiva numa domesticidade complicada, abandonada, impossível de separar da sua política.

• DEEP SLEEP (2014) | 13’

“Deep Sleep” leva-nos numa viagem através das ondas sonoras de Gaza para atravessar diferentes locais de uma ruína moderna. Desde as ruínas de uma civilização antiga inserida numa civilização moderna em ruínas (Atenas), aos edifícios abandonados de locais anónimos (Malta) e a um local que é pós-civilização (a Faixa de Gaza). Filmado sob auto-hipnose, o filme-performance pede-nos que passemos do eu corpóreo para o espaço do cinema, num acto coletivo de bilocação que transcende os limites das fronteiras geográficas, do tempo e do espaço.

10 de Fevereiro | 17H30 | Livraria Térmita

– Entrada livre • Folha de Sala: Camila Lobo • Design: José Filipe de Alexandre

MOSTRA DE PRIMEIRAS CURTAS #12 – BASMA ALSHARIF

Data

10 Fev 2024
Desde

Hora

17:30

Localização

Térmita - Armazém Fundo
Largo de Mompilher 5. 4050-392
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »