O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

MONTANHA PLUMA NEGRA - Armazém 22

MONTANHA PLUMA NEGRA – Armazém 22

Colectivo espaço invisível
22, 23 de outubro 2021, 19h00
24 outubro 2021, 17h00
Armazém 22
Multidisciplinar | > 12 | 50’
5€
Sinopse
montanha pluma negra é o título da nova criação de Daniela Cruz e Nuno Preto. Neste projecto os criadores dão continuidade à pesquisa de um trabalho sensorial, que têm vindo a explorar nas últimas co criações. Tornar visível as doenças silenciosas é o ponto de partida para a pesquisa de um corpo sensorial no qual a dimensão do som, imagem e palavra se projectam.
Para além dos dois criadores, a equipa completa-se com a colaboração do compositor Samuel Martins Coelho, as artistas visuais Ártemis Provou e Sara Vieira Marques, a psicóloga Rita Soeiro e o cenógrafo Pedro Guimarães.
Vivemos cada vez mais, sentimos estímulos vindos de todos os lados, como choques eléctricos, descargas constantes que nos exigem mais vida, mais tempo, mais corpo.
Um corpo que, sem preparação, se coloca à disposição da “luta pela vida”. Mas que luta é esta? Que oponente é este que se coloca à nossa frente?
Que corpo imóvel se levanta no final do dia, como se fosse um saco de boxe, e que, sem sair do lugar, caminha a cambalear?
Estes são os corpos que nos exigem hoje, que exigimos hoje: corpos como acumuladores de verbos que não podem parar, inimigos do ócio.
“Ah… boa vida.“
Transformamos uma frase certa numa coisa errada e reivindicamos a sensação do que nos exigem. E o corpo não pode, porque não pode, colapsar.
Exige-se. A exigência são como descargas eléctricas que carregam o corpo, tantas e tantas vezes que ele, mais cedo ou mais tarde, se obriga a desligar.
Vai colapsar. Vai tremer.
Em silêncio aguentamos o corpo demasiado fraco para assumir que está esgotado e ansioso e, em silêncio, vamos aguentando a vida, presumindo que parar é assumir uma culpa.
Temos de estar sempre ligados, a tudo, a todos, ao momento, a produzir respostas e a gerar perguntas.
A exigir tanto, mas a existir tão pouco.
Ficha artística e técnica:
Daniela Cruz e Nuno Preto – criação e interpretação
Ártemis Provou – imagem
Samuel Martins Coelho – composição musical
Pedro Guimarães – cenografia
Sandrine Dias – figurinos
Rita Soeiro – psicóloga
Sara Vieira Marques – criação áudio livro
Bilheteira Física:
Armazém22, Gaia
Rua de Guilherme Braga, 20-62,
4400-174 Vila Nova de Gaia, Portugal
Aberto 1 hora antes início espetáculo
Armazém22 é um projeto da KALE Companhia de Dança, uma estrutura cofinanciada pela Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, para o biénio 2020/2021.

 

MONTANHA PLUMA NEGRA – Armazém 22

Data

22 - 24 Out 2021
Desde

Localização

Armazém 22
R. de Guilherme Braga 38, 4400-174 Vila Nova de Gaia
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »