
Mia Couto é a surpresa final da maior edição do festival LeV – Literatura em Viagem
Conversa especial com o escritor Mia Couto encerra a programação da 19ª edição do festival literário LeV – Literatura em Viagem. Com entrada gratuita, a sessão realiza-se no dia 23 de abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Matosinhos, e assinala o fim do evento que contou com mais de 5 mil visitantes.
Na última semana, o festival literário LeV – Literatura em Viagem, transformou a cidade de Matosinhos no epicentro da literatura e da escrita, acolhendo mais de 5 mil visitantes numa programação diversa que aproximou o público de autores nacionais e internacionais. Depois de uma edição de sucesso, o LeV – Literatura em Viagem chega agora à sua última página com uma sessão especial, a 23 de abril, quarta-feira, protagonizada por um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa: Mia Couto.
Tendo, pela primeira vez, nove dias de programação, a 19.ª edição do LeV – Literatura em Viagem afirmou-se como a maior de sempre e consolidou o papel do festival enquanto ponto de encontro entre escritores, leitores e ideias. Do humor à tecnologia, passando pelo turismo, a memória, a ficção ou a escrita de canções, muitos foram os temas que marcaram esta edição, refletindo uma diversidade que se estendeu não apenas aos conteúdos, mas também às vozes — nacionais e internacionais — que lhes deram forma.
“Com uma programação diversa e completa, que cruzou conversas, leituras, oficinas, exposições e visitas, o LeV – Literatura em Viagem afirmou-se, este ano, como a maior edição de sempre. Tanto a dimensão do programa como o impacto junto do público traduziram-se numa adesão que superou todas as expectativas, levando, pela primeira vez, à mudança de espaço das principais conversas do segundo fim de semana, da Galeria Municipal de Matosinhos para o Salão Nobre dos Paços do Concelho”, partilha Fernando Rocha, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos.
A terminar com chave de ouro, a oferta cultural do evento conta com uma sessão especial no Dia Mundial do Livro. No dia 23 de abril, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe o consagrado escritor moçambicano Mia Couto, recentemente distinguido com o Prémio PEN/Nabokov 2025 para Literatura Internacional, tornando-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber este galardão. Às 18h30, Mia Couto será entrevistado pela jornalista da Rádio Renascença, Maria João Costa, numa conversa intimista que promete revisitar a sua obra e refletir sobre as múltiplas fronteiras — geográficas, culturais e linguísticas — que a sua escrita continua a atravessar.
O LeV – Literatura em Viagem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, com produção da The Book Company. As sessões têm entrada livre e gratuita. Mais informação sobre o festival e programação em: LeV – Literatura em Viagem | CM Matosinhos.
https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/literatura/lev-literatura-em-viagem