O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Menos por Menos é Mais

Menos por Menos é Mais

4 Mai / 16H00
Rua Escura

Menos por Menos é Mais

Começa na ponta do dedo. Uma sensação que se propaga então pelo resto do corpo e me faz recuar. Também podia avançar, mas recuo. Corro até à próxima paragem. Páro. Volto à sensação. Desta vez, a ponta da orelha. Não sei como se propaga, mas tenho comichão. Avanço. Não, tenho que recuar. Como se faz? É sempre menos do que o esperado. Tenho vontade de explicar. Parar e usar as palavras. Mas a linguagem é demasiado própria para ser partilhada e não vou falar. Não me vou mover grande coisa. Não fosse esta sensação, eu estaria parada. Imóvel. O silêncio. A dor do silêncio, o som do silêncio, a narrativa do silêncio. Isso sim é mais.

Menos Por Menos é Mais é um percurso que se vai desdobrando e tornando visível à medida que ele é menos presente no meu corpo. Devolvo a minha roupa-máscara ao espaço público. Devolvo todas as minhas possibilidades representativas, alio-me ao lugar da resistência, da desfaçatez de não ser aliada, de não ser compatível. Como deixar marcas visíveis de contextos de invisibilidade? Como encontrar uma poética da salvação de si através da purga de uma caminhada? Habitar o espaço público, oferecendo-lhe o produto da castração institucional, da multidimensionalidade artística de uma não pertença.

“A nossa situação é, no meio das avalanches, tentar o paisagismo.” Vasco Gato

Telma João Santos é artista e investigadora independente. Doutorada em Matemática e em Artes Performativas, foi professora na Universidade de Évora durante 20 anos. Desenvolve performances a solo e em colaboração desde 2006, com um percurso em torno da multidimensionalidade das formas de auto-re-apresentação intersectando discurso matemático e análise de movimento através do conceito dinâmico de germinar. Faz investigação nos cruzamentos entre investigação científica e criação artística, tendo acompanhado o trabalho de vários artistas: Flávio Rodrigues (cujo projeto G.O.D. é parte da sua tese de doutoramento), Bruno Senune, Sérgio Diogo Matias, coletivo SillySeason, David Marques, entre outros. www.telmajoaosantos.com.

4 MAI | SAB | 16H00
Rua Escura

Criação e Performance: Telma João Santos
Criação e execução de figurinos: Carmen Alves
Co-produção: balleteatro | Corpo+Cidade (Festival DDD)
Apoio à Criação: Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio a Residência Artística: Companhia Olga Roriz, Casa da Dança.

30’ | Estreia absoluta | + 12

Integrado no CORPO+CIDADE / DDD – Festival Dias da Dança

© Telma João Santos

Fonte: https://www.balleteatro.pt/agenda/evento/Menos-por-Menos-e-Mais-Telma-Joao-Santos-Corpo-Cidade-2024/

Data

04 Mai 2024

Hora

16:00

Localização

Rua Escura
Rua Escura - Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »