
Marco Stallone – Romantismo e Virtuosismo
Marco Stallone — Romantismo e Virtuosismo
Recital de Piano
Com 24 anos, Marco Stallone pode ainda ser um jovem pianista, mas o seu percurso conta já com vários prémios e diversas apresentações notáveis em público, maioritariamente na sua Itália natal. Marco Stallone encontra-se atualmente em Portugal para prosseguir estudos com o professor Constantin Sandu na ESMAE (Politécnico do Porto), e a sua recomendação por este destacado pedagogo e concertista é também mais um sinal do talento do pianista italiano.
O programa que Stallone propõe não se afasta das cores do romantismo: a Chaconne da Partita para Violino Solo em Ré Menor de J. S. Bach chega-nos através do filtro da transcrição de Busoni para piano, marcada pela estética oitocentista, e o compositor mais recente, Sergei Rachmaninoff, é o último expoente do romantismo russo. As duas peças de Rachmaninoff selecionadas por M. Stallone são óbvios tours de force pianísticos, mas não apenas: são também obras de grande beleza. Será particularmente interessante ouvir o entendimento do pianista da contrastante dinâmica dos três movimentos da Sonata N.º 2, obra com que encerra o programa.
As sempiternas figuras do piano romântico, Chopin e Liszt, ocupam o resto do programa. O primeiro Scherzo composto por Chopin é uma das mais acabadas expressões da sensibilidade musical deste período e inseparável do virtuosismo necessário para o tocar. De Liszt, e saída da coleção de peças Années de Pèlerinage, compostas (na sua versão inicial) durante o período nómada da sua vida, teremos a conhecida música de temática existencialista “Vallée d’Obermann”, dramática, reflexiva e por vezes soturna.
Marco Stallone oferece-nos um belo programa para esta soirée, dedicada a todos aqueles que apreciam um dos mais fecundos períodos de produção de música para piano.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Programa
Bach-Busoni: Chaconne em ré menor, da Partita para Violino N.º 2, BWV 1004
S. Rachmaninoff: Études-Tableaux, Op. 39, N.º 2
F. Chopin: Scherzo, Op. 20, N.º 1
F. Liszt: Vallée D’Obermann, de Années de Pèlerinage, Suisse, S. 160, N.º 6
S. Rachmaninoff: Sonata, Op. 36, N.º 2 (2.ª versão, de 1931)
Data: 15 de junho
Local: Casa Comum
Hora: 19:00
Entrada: Gratuita
Endereço: Praça de Gomes Teixeira
Marco Stallone – Romantismo e Virtuosismo