O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

MALVA - Teatro Helena Sá e Costa

MALVA – Teatro Helena Sá e Costa

Com duração de cerca de 45 minutos, o concerto de MALVA pretende convidar o espectador a reflectir sobre o estado de inquietação, dúvida, insegurança e apego, tão comum da nossa espécie, tal e qual aquele que deu origem a todo o universo do álbum. A dimensão da profundidade e verdade presentes neste concerto e no álbum tem-lhe conferido a apreciação positiva de um público bastante vasto, que vai desde miúdos a graúdos que apreciam música, com influências da Música Popular Brasileira, Música de Intervenção Portuguesa e até mesmo do Jazz. Com um ambiente intimista como cenário, quase como uma bolha, é criado um universo próprio que embala o ouvinte, sendo este imergido num universo acústico de reflexão e introspecção. Apesar da criação do álbum de estreia ser integralmente da autoria da artista vianense, ao vivo esta faz-se acompanhar da guitarrista Catarina Estácio, que reinterpreta as linhas de guitarra acústica presentes no álbum, enquanto MALVA projecta toda a sua energia para as palavras e melodias de “vens ou ficas“.

CAROLINA VIANA AKA MALVA

Com morada no Porto, Carolina Viana, nasceu a 24 de Janeiro de 1996, em Viana do Castelo, Portugal. Iniciou os seus estudos musicais de violoncelo na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, no ano letivo de 2008/2009, na classe do professor Iminas Kucinskas. Fez a Licenciatura em violoncelo clássico na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe do professor Jed Barahal, onde realizou também uma pós-graduação em Ensino da Música. Integrou a Orquestra Sinfónica APROARTE, a Orquestra BISYOC e a Orquestra ESMAE, onde teve a oportunidade de trabalhar com maestros como António Saiote, Ernest Shell, Javier Viceiro, José Eduardo Gomes, Julian Gibbons, Julián Lombana e Rui Massena. Trabalhou ainda com solistas como Luís Pipa, João Terleira, Vítor Lima, Alexey Stradler, Pedro Burmester e Chloe Hanslip. Desde cedo, começou a interessar-se por outros instrumentos de cordas e percussão e a desenvolver projectos na área do teatro e da dança, como intérprete e compositora. Nesse sentido, tem vindo a trabalhar com jovens criadoras, tais como Joana Mont’ Alverne e Sara Inês Gigante. A par com a produtora musical Joana Rodrigues, criou uma dupla de hiphop alternativo, de seu nome redoma, na qual escreve e interpreta letras num discurso que se insere algures entre o rap e o spoken word, tendo já editado um EP, parte, e o single delírios mensais, que antecipa o álbum de estreia. Recentemente, lançou-se a solo adotando o nome artístico Malva, com o tema extremidades. Após ‘extremidades’, colabora com INÊS APENAS na faixa ‘Tensa’, escrita por ambas e produzida por Joana Rodrigues, com entrada direta na EQUAL Global, playlist editorial do Spotify, contabilizando mais de 40 mil streams nas plataformas digitais. Malva lança, agora, o primeiro álbum, ‘vens ou ficas’, que inclui os singles ‘extremidades’, ‘como se início’ e ‘manhã’.

1ª Parte:
FRANCISCO FONTES
É como baterista autodidata que Francisco Fontes entra no panorama da música, até assumir a sua carreira a solo no início de 2021 com o lançamento do EP “Gravidade”.
A necessidade de mostrar que as suas canções podem transcender a voz e a guitarra, preservando ao mesmo tempo o seu carácter, dá então origem ao lançamento dos singles ‘Vagabundos’ no final de 2021 e ‘Cosmopolita’ em 2022, que dá nome ao seu novo disco.
“Cosmopolita”, um acervo de canções que retratam sentimentos e histórias que acontecem no espaço urbano, foi lançado em outubro de 2023 pela Lay Down Recordings e apresentado no Musicbox Lisboa.
Francisco cria nas suas canções uma atmosfera aparentemente vulgar, onde a simplicidade se descobre paralelamente à suavidade da sua voz, que difunde cada poema de forma perceptiva e singular.

 

MALVA – Teatro Helena Sá e Costa

Data

09 Mar 2024

Hora

21:00

Localização

Teatro Helena Sá e Costa
Rua da Alegria 503, Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »