“Luís de Camões, Contemporâneo” por Isaque Ferreira, Filipa Leal e Rui David (Ciclo Poemar Consigo)
O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para a “Luís de Camões, Contemporâneo” por Isaque Ferreira, Filipa Leal e Rui David, inserido no Ciclo Poemar Consigo, a realizar-se no dia 31 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.
Sinopse
Principal entre principais, Camões decide a nossa língua. “…foi Camões que deu à nossa língua este aprumo de vime branco, este juvenil ressoar das abelhas, esta graça súbita e felina, esta modulação de vagas sucessivas e altas, este mel corrosivo da melancolia”, destaca o poeta Eugénio de Andrade.
A programação de 2024 arranca justificando a presença camoniana nossos dias.
Convidamos a poeta, jornalista e argumentista Filipa Leal a partilhar, na companhia de Isaque Ferreira, o seu fascínio pela obra de Camões.
O músico Rui David é convidado a interpretar algumas das canções habitadas por versos do poeta.
O quingentésimo aniversário de Luís de Camões é aqui, neste POEMAR CONSIGO!
Biografias
Isaque Ferreira nasceu no Porto, em 1974.
Leitor de poesia.
Programador cultural.
Bibliófilo.
Uma das vozes assíduas nas Quintas de Leitura (Porto).
Diz poesia em todo o lado.
Coordena, orienta e programa vários ciclos de poesia e integra Caixa Geral de Despojos e Stand Up Poetry.
Responsável do laboratório “Para Que Alguns A Possam Amar”.
Participa em Terceiro Pano (de João Filipe Jorge), Dia de Visita e A Bicicleta (de Luís Vieira Campos), As Cartas do Rei Artur (de Cláudia Rita Oliveira) e Decrescente (de Saguenail).
Antologiou a obra poética de João Habitualmente.
Dirige a Exemplo Extremo.
Está a ler.
Filipa Leal nasceu no Porto, em 1979.
Formada em Jornalismo pela Universidade de Westminter, é mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros pela FLUP.
Poeta, jornalista e argumentista (Jogo de Damas – Prémio de Melhor Guião nos Festivais de Cinema de Chipre e de Copenhaga – e Mulheres
Assim, RTP1), apresenta atualmente, com Pedro Lamares, o programa de literatura Nada Será Como Dante (RTP2).
Tem 14 livros publicados. As suas obras contam com edições internacionais, estando representada em várias antologias em Portugal e no estrangeiro.
Rui David teve os seus 15 minutos de fama em 2018, quando participou no Festival da Canção com o tema Sem Medo, de Jorge Palma.
O seu disco de estreia como cantautor, Contraluz, chegaria um ano depois, com colaborações de Jorge Palma, Manel Cruz, Carlos Tê e Miguel Araújo.
Recentemente, tem-se dedicado à criação e interpretação de espetáculos de poesia e música e, nesse contexto, tem musicado textos de vários poetas (João Habitualmente, Francisca Camelo, Miguel Torga, Rui Pires Cabral e Rui Lage).
Desde 2011 que trabalha consistentemente em Teatro como músico, cantor, sonoplasta e diretor musical.
A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.
A pré-inscrição pode ser feita em https://ambito-cultural.elcorteingles.pt/agendas/ciclo-poemar-consigo-luis-de-camoes-contemporaneo-por-isaque-ferreira-filipa-leal-e-rui-david/