
Livraria Lello abre as portas do presente e do futuro na 10.ª edição do Open House Porto
Livraria Lello abre as portas do presente e do futuro na 10.ª edição do Open House Porto
No fim de semana de 5 e 6 de julho de 2025, das 10h00 às 22h00, a Livraria Lello volta a integrar a programação do Open House Porto, oferecendo ao público a oportunidade de explorar o seu emblemático edifício histórico na Rua das Carmelitas, 144, e, pela primeira vez, a futura sede na Rua das Galerias de Paris, 66. A participação da Livraria Lello revela uma estratégia cultural, literária e urbana para o Porto, apostando numa cidade mais habitável, criativa e próxima, onde trabalho, cultura e bem-estar se cruzam num território regenerado.
Durante o evento, as visitas são gratuitas e acontecem em grupos restritos, com duração de 30 minutos, para garantir uma experiência confortável e informativa.
No edifício histórico, ícone do neogótico, os visitantes poderão conhecer o legado da Livraria e o projeto de expansão desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, com inauguração prevista para 2026. Destaca-se a visita especial guiada pelo arquiteto António Choupina no sábado às 21h00, que incluirá conteúdos inéditos sobre esta intervenção.
Na futura sede, projetada por Nuno Valentim, o foco será a visão estratégica da Livraria, com visitas orientadas nos dois dias, onde se partilham os planos para o futuro da Livraria Lello e do centro da cidade, assinados por arquitetos consagrados como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Álvaro Leite Siza.
Momentos comentados por convidados especiais incluem:
-
Frederico Eça (sábado, 12h00)
-
Juliano Ribas (sábado, 15h00)
-
Mariana Menezes (sábado, 16h00)
-
Lucy Gipson-Stratton (domingo, 11h00, em inglês)
-
Nuno Valentim (domingo, 12h00)
-
Miguel Góis (domingo, 16h30)
A Livraria Lello é hoje um projeto cultural com impacto global, contando com uma equipa multidisciplinar de mais de 60 colaboradores, que crescerá significativamente com a inauguração da expansão em 2026 e dos novos projetos culturais na Rua do Loureiro em 2027.
A administradora Aurora Pedro Pinto sublinha:
“A cultura pode recentrar o Porto, criando valor social, educativo e económico, devolvendo à cidade uma centralidade afetiva e criativa. Cada edifício e gesto arquitetónico fazem parte de um arco maior que constrói um Porto mais habitável, belo e feliz.”
Informações práticas:
📍 Livraria Lello, Rua das Carmelitas, 144 – Porto
Sábado, 5 de julho | 19h30 – 23h30
Visitas de 30 minutos, grupos até 25 pessoas
-
Piso 0: História e património original
-
Piso 1: Projeto de expansão (Álvaro Siza Vieira)
📍 Headquarters Livraria Lello, Rua das Galerias de Paris, 66 – Porto
Sábado, 5 julho | 10h00 – 18h30
Domingo, 6 julho | 10h00 – 17h30
Visitas de 30 minutos, grupos até 15 pessoas
Aproveite esta oportunidade para conhecer o presente e o futuro de uma das maiores referências culturais do Porto!