O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

“Life in a picture”: Retratos, histórias de vida e diálogo…

Quais as histórias pessoais dos sobreviventes do Holocausto cujos retratos compõem a coleção de Last Folio? Qual a motivação do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova para realizarem o périplo pela Eslováquia em busca das comunidades judaicas abandonadas depois da população judaica eslovaca ter sido deportada em 1942? Porque escolheram ir em busca de testemunhas sobreviventes de uma cultura judaica quase extinta? De que forma pode um filme retratar um evento tão traumático sem mostrar provas documentais?
Estas são algumas das questões que os alunos do Colégio Alemão do Porto esperam ver respondidas no próximo dia 9 de novembro, no decorrer de “Life in a picture”. O evento pretende assinalar o 84º aniversário da “Kristallnacht” ou Noites dos Cristais (nome dado à noite de 9 de novembro de 1938, na qual teve início um dos episódios mais sombrios da história da Humanidade: o Holocausto).
Com este evento especial, o Colégio Alemão do Porto pretende assinalar junto da comunidade escolar o agora considerado Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo. Para o efeito, foram escolhidos cinco retratos de sobreviventes que compõem a exposição Last Folio – que se encontra atualmente patente no MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. O projeto surge no seguimento de visitas dos alunos do Colégio Alemão à exposição Last Folio no MMIPO.
Ao atribuir um rosto, um nome e uma história de vida a alguns desses sobreviventes, espera-se envolver os alunos num diálogo interativo com os autores do projeto Last Folio (Yuri Dojc e Katya Krausova) e, assim, consciencializar os mais novos para o que aconteceu quando o Nacional-Socialismo se tornou a ideologia da Alemanha e para quão facilmente uma sociedade pode abandonar os seus princípios moral e humanista. Algo que devemos lembrar hoje com a guerra na Europa, a crise de refugiados e o aumento da intolerância e do racismo da Direita.
Além disso, os alunos terão a oportunidade única de conversar com os filhos de dois sobreviventes. Nenhum deles vive atualmente na Eslováquia – um encontra-se a viver na Califórnia outro na Alemanha.
O evento “Life in a picture” conta com o alto patrocínio das embaixadas da Alemanha e da Eslováquia em Portugal; do Consul Honorário da Eslováquia no Porto, Eduardo Lima da Costa; e do MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

Data

09 Nov 2022
Desde

Localização

Colégio Alemão do Porto
R. de Guerra Junqueiro 162, Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »