O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Leonel Moura apresenta a Exposição “O Fim da Arte, tal como a conhecemos?”

Leonel Moura apresenta a Exposição “O Fim da Arte, tal como a conhecemos?” na Cooperativa Árvore, Porto – de 30 de Junho a 22 de Julho

O conceituado artista português, considerado pioneiro na aplicação da Robótica e da Inteligência Artificial na arte, Leonel Moura, vai inaugurar no dia 30 de Junho, às 15h, na Cooperativa Árvore, a Exposição “O fim da Arte, tal como a conhecemos?”. Às 17h será feita uma visita à Exposição e apresentação do Robot ARS criado em parceria com o INESC-TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência da Faculdade de Engenharia do Porto).
Esta exposição compreende duas séries de obras, a primeira realizada em 2004 e a outra neste ano de 2023.

Segundo Leonel Moura, “na parede encontram-se três das primeiras pinturas feitas com robots autónomos, a que dei o nome de ArtSbot, que significa Art Swarm Robot. Trata-se de um conjunto de pequenas máquinas que trabalhando em coletivo conseguem produzir pinturas únicas sem intervenção humana direta. Na arena, colocada no centro da sala, são apresentados dois robots da série ARS, de Art Robot Swarm, realizados em colaboração com o INESC-TEC. São na verdade uma versão mais sofisticada do ArtSbot, com a particularidade de, através de uma câmara vídeo, poderem transmitir a evolução da pintura através da Internet.

Estas obras anunciam uma mudança radical na forma como pensamos a arte. Hoje, máquinas inteligentes e criativas conseguem realizar textos e pinturas em tudo similares, e por vezes com mais imaginação, do que os artistas humanos. As obras de 2004 são pioneiras neste processo. Com a vantagem de serem realizadas no espaço físico e não no virtual.
Significa isto que estamos perante o desaparecimento da arte feita por humanos? Sim e não. Não, porque face ao desenvolvimento da Inteligência Artificial, que leva à extinção de muitas profissões, a arte pode vir a tornar-se numa das principais atividades lúdicas de uma humanidade tornada desnecessária para o trabalho. Mas sim, porque a arte, tal como a conhecemos, será cada vez mais um produto da Inteligência Artificial. Ou seja, a arte da imaginação, a que abre novas perspetivas e novos modos de ver e refletir. Enfim, a arte que transforma o real.”

A Exposição estará patente até 22 de Julho.

LEONEL MOURA:
Pioneiro na aplicação da Robótica e da Inteligência Artificial na arte. Desde o princípio do século criou vários robôs pintores. As primeiras pinturas realizadas em 2002 com um braço robótico foram capa da revista do MIT dedicada à Vida Artificial. RAP, Robotic Action Painter, criado em 2006 para o Museu de História Natural de Nova Iorque, encontra-se na exposição permanente.
Outras obras incluem instalações interativas, obras generativas, 3D, Realidade Aumentada, pinturas e esculturas de “enxame” e a peça de Teatro RUR de Karel Capek, com 3 robôs atores, estreada em São Paulo em 2010.
O Robotarium, inaugurado em 2007, descrito como um zoo para robôs, foi o primeiro do género no mundo.
Expôs no Grand Palais em Paris e no Museu UCCA em Pequim.
Foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação pela Comissão Europeia.

No universo do múltiplo de arte tem concretizado o perfil inovador nas edições efetuadas com o CPS. Desde a série das 4 estações a utilizar os diagramas matemáticos de Voronoy; à primeira gravação criado pelo robô ISU; à primeira serigrafia a partir de uma obra criada pelo robô RAP – Robotic Action Painter; à série “Altamira”, edição de 30 desenhos originais de um robô RAP; à serigrafia Voxel com Realidade Aumentada até ao recente primeiro NFT.
Tem realizado exposições e conferências em importantes cidades internacionais como Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo e Pequim.

Horário:
Sábados – 14h00 – 19h00
Terça a sexta: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h30
Segunda: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00
Rua de Azevedo De Albuquerque 1, 4050-091 Porto
Entrada livre

Data

30 Jun 2023 - 22 Jul 2023
Desde

Hora

15:00 - 18:00

Localização

Cooperativa Árvore
Rua Azevedo de Albuquerque, nº 1 | 4050-076 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »