O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Leguminosas sem fronteiras sustentabilidade e resiliência em tempos de crise

Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise

CICLO DE CONVERSAS “ALIMENTAR UMA CAUSA”
Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise

Vivemos tempos críticos em que a forma como nos alimentamos e produzimos alimentos estão a colocar desafios críticos para a saúde do nosso planeta e do consumidor. As leguminosas são ricas em proteína, fibra e diversos micronutrientes essenciais. São únicas no reino vegetal, na medida em que auxiliam na fertilização dos solos, ao captarem o azoto atmosférico e, por consequência, ajudam na mitigação das alterações climáticas.

Em tempos passados, em alturas de fome, doenças e escassez, diz-se que as leguminosas salvaram os europeus. Hoje, voltam à ribalta e a ter um papel crucial na melhoria da nossa alimentação e na preservação da biodiversidade.

Mas será que conseguimos aumentar o seu consumo e o seu cultivo em Portugal e no resto da europa?

O Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, tem vindo a investigar o papel das leguminosas e da promoção de variedades antigas e tradicionais para contornar esta tendência. Nesta sessão será debatido o papel dos agricultores, do retalho, dos engenheiros e técnicos, da academia, bem como das famílias, na viragem para um futuro mais risonho do nosso planeta e da saúde do nosso consumidor. Tudo isto, usando leguminosas como denominador comum.

Parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/leguminosas-sem-fronteiras-sustentabilidade-e-resiliencia-em-tempos-de-crise/

Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise

Data

19 Mar 2023
Desde

Hora

11:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »