
Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise
CICLO DE CONVERSAS “ALIMENTAR UMA CAUSA”
Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise
Vivemos tempos críticos em que a forma como nos alimentamos e produzimos alimentos estão a colocar desafios críticos para a saúde do nosso planeta e do consumidor. As leguminosas são ricas em proteína, fibra e diversos micronutrientes essenciais. São únicas no reino vegetal, na medida em que auxiliam na fertilização dos solos, ao captarem o azoto atmosférico e, por consequência, ajudam na mitigação das alterações climáticas.
Em tempos passados, em alturas de fome, doenças e escassez, diz-se que as leguminosas salvaram os europeus. Hoje, voltam à ribalta e a ter um papel crucial na melhoria da nossa alimentação e na preservação da biodiversidade.
Mas será que conseguimos aumentar o seu consumo e o seu cultivo em Portugal e no resto da europa?
O Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, tem vindo a investigar o papel das leguminosas e da promoção de variedades antigas e tradicionais para contornar esta tendência. Nesta sessão será debatido o papel dos agricultores, do retalho, dos engenheiros e técnicos, da academia, bem como das famílias, na viragem para um futuro mais risonho do nosso planeta e da saúde do nosso consumidor. Tudo isto, usando leguminosas como denominador comum.
Parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa
Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise