O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Lançamento do livro O Livro dos Nomes de Angola de Aristóteles Kandimba

Lançamento do livro “O Livro dos Nomes de Angola” de Aristóteles Kandimba

No dia 6 de janeiro, pelas 19h, irá decorrer o lançamento do livro “O Livro dos Nomes de Angola” (2023) de Aristóteles Kandimba.

Apresentação pelo autor e por Manuel L. D. Santos e com a moderação de Meirinho Mendes.

O Livro dos Nomes de Angola (2023) Cerca de 3.000 nomes angolanos de origem Bantu. Significados, simbolismos, origem etimológica, celebridades, personalidades da história e da mitologia.

 

A era da invasão colonial [portuguesa] implantou restrições de diversas expressões culturais e criou barreiras físicas e psicológicas em todos espaços sociais africanos, forçando uma grande parte da população nativa a mergulhar profundamente na rejeição dos seus próprios nomes tradicionais que naturalmente representam e sempre representarão a identidade de um povo. Na tradição bantu, quanto ao sistema de nomeação, tudo é levado em consideração: A força da ancestralidade, a majestade, ferocidade e astúcia dos animais, a beleza e encanto das flores, os poderes medicinais das raízes, folhas e frutos, o mistério e invencibilidade das chuvas, trovões e das águas do rio e do mar, os acontecimentos diários, que tanto demonstram uma filosofia africana admirável e monumental, o elogio à vida, à natureza e o misticismo, como também os cognomes e alcunhas de louvor e exaltação, que, no seu todo, são uma forma imponente e fascinante de poesia africana. Pesquisada e documentada durante sete longos anos, esta obra épica é o primeiro livro angolano a englobar nomes de quase todas etnias e línguas bantu de Angola. O livro, um verdadeiro incentivo para as gerações vindouras, é uma afirmação do orgulho e valorização da riqueza cultural de um povo, e dá continuidade a uma civilização [bantu] interrompida, longe de ser vencida e jamais aniquilada. Finalmente, Angola, os angolanos e seus descendentes, se podem orgulhar de um livro que pretende desacelerar o processo de aculturação que tem vivido, e que resgata e revive uma parte importantíssima da sua identidade, isto é, o livro dos nomes bantu de Angola.

ARISTÓTELES KANDIMBA

Escritor, Pesquisador, Produtor Cultural, Cineasta, Curador, Ativista Social e Cultural e Professor de Capoeira. De origem Ovimbundu, grupo étnico do Planalto Central angolano, nasceu em Lisboa, Portugal, no início dos anos 70, momento em que o seu pai finalizava os estudos universitários, e partiu com a família, aos 2 anos de idade, para as cidades de Luanda e Huambo, Angola. Cresceu, estudou e viveu entre Angola, Portugal, Estados Unidos, Holanda e Brasil. Publicou a sua primeira obra literária, um poema, em conjunto com outros escritores, aos 18 anos de idade, em Nova Iorque, quando frequentava a Faculdade Comunitária La Guardia, um componente da Universidade da Cidade de Nova Iorque, no distrito de Queens.

Lançamento do livro “O Livro dos Nomes de Angola” de Aristóteles Kandimba

Data

06 Jan 2024
Desde

Hora

19:00

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »