O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Lançamento Carimbo Porta-Jazz Nuno Campos 4tet - Something to Believe In

Lançamento Carimbo Porta-Jazz | Nuno Campos 4tet – “Something to Believe In”

O diário de bordo de Nuno Campos é um registo vivo, que procura conter os detalhes impermanentes e fugazes que teimam em esbater-se da memória algum tempo após uma aventura ter acontecido. Custa fugir à vontade tão humana de, através da arte, se tentar fixar a Natureza e a História, ou mesmo aos fundamentos da composição musical e da improvisação, para se exprimir um momento na vida, um instante ou uma jornada.

Sob alçada da coragem, o quarteto observa e relata, trilha o seu próprio percurso no mapa desenhado em preparação da travessia, percorrendo um caminho que poderia ser outro qualquer noutro dia qualquer, para nos entregar uma narrativa plena de peripécias irrepetíveis. Somos tão pequenos na nossa finitude e tão audazes na sua superação.

Esta é música escrita a partir de um pulsar incessante e da presença volumosa do contrabaixo, na incursão por um deserto imaginário, visitado em sonhos, onde a avassaladora paisagem quente é sempre constante e obriga ao profundo entendimento entre os quatro para a sobrevivência sem referenciais perante o inesperado. Atrai-nos o intenso desafio ao que estaria dado como certo e ao qual ansiamos regressar, para experienciarmos uma e outra vez a noção de se sentir amplitude sem fim.

E quando alguns grãos de areia retidos nas mãos são resgatados pelo vento e contrariam a tendência inevitável da gravidade pairando, por magia, no ar em remoinho, a razão desiste de tentar explicar e encontra-se a mais profunda sensação de libertação. É quando os cânones, a herança cravada em pedra e os fortes alicerces de uma civilização inteira se transformam em material imensurável, tudo levanta voo e se alinha numa corrente impetuosa para nos transportar numa incrível viagem sem se sair do lugar.

Mariana Vergueiro, fevereiro 2023

 

Nuno Campos – Composição, Contrabaixo e Texto José Pedro Coelho – Saxofone Tenor Miguel Meirinhos – Piano Ricardo Coelho – Bateria

 

Gravado a 27 e 28 de Dezembro no Estúdio CARA por Nuno Couto Misturado e masterizado por Ferran Conangla Arte Gráfica e Embalagem por http://mariamonica.com/

 

Acesso gratuito, sujeito à lotação da sala

Mais informações: [email protected] / http://www.portajazz.com/

Lançamento Carimbo Porta-Jazz | Nuno Campos 4tet – “Something to Believe In”

Data

15 Mar 2023
Desde

Hora

21:30

Localização

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias - Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »