
“Laika” Cine-Teatro Garret
No âmbito do festival É-Aqui-In-Ócio, em cena dia 29 de setembro, às 21h30, no Cine-Teatro Garret – sala principal, Póvoa de Varzim
Pela Companhia XIRRIQUITEULA
Sessão com audiodescrição e Língua Gestual Portuguesa
Espetáculo para M/6 – Dança Teatro | Teatro Infância e Família
dur. aprox. 55m
Bilhetes à venda em:
• Cine-Teatro Garrett • CTT • FNAC • Worten • Online em: www.bol.pt
Sinopse:
1957. Estamos em Moscovo. Em plena Guerra Fria e na Corrida Espacial. Laika é uma cadelinha que sobrevive nas ruas da cidade gelada. Mal imagina ela que o seu destino a levará ao espaço na nave Sputnik II e que será recordada na história da humanidade como o primeiro ser vivo a orbitar a Terra. Uma cadelinha que também foi vítima de abusos nas lutas de poder dos outros.
Neste espetáculo, o Teatro Xirriquiteula utiliza técnicas tão diversas como projeções de fundo ao vivo, marionetas, jogo de sombras e representação. As personagens falam em gibberish pseudo-russo, acompanhadas por uma magnífica banda sonora. Todos estes elementos foram delicadamente tecidos através de um longo e intenso trabalho coletivo, para o qual cada ator contribuiu com as suas capacidades e conhecimentos individuais.
Um espetáculo para todas as idades, recomendado para crianças a partir dos quatro anos. Não fala apenas das maravilhas do céu, mas também das injustiças da Terra.
Ficha artística e técnica:
Criação coletiva: Enric Ases, Marc Costa, Christian Olivé, Daniel Carreras e Iolanda Llansó
Direção de cena: Enric Ases
Atores: Marc Costa, Christian Olivé, Daniel Carreras, Iolanda Llansó
Cenário e adereços: Marc Costa e o coletivo
Figurinos e adereços: Iolanda Llansó
Projeções: Christian Olivé
Iluminação: Daniel Carreras
Música original: Albert Joan
Efeitos sonoros: Edgar Vidal Yurena (voz em off): Iolanda Llansó (catalão), Cristina Mauri (espanhol), Anduriña Zurutuza (basco), Rosalía GT (galego), Bibi Gomes (português), Isabelle Bress (francês), Fiona Rycroft (inglês), Lotte Bergstrøm (dinamarquês), Zhifei Zhang (chinês) O General (voz em off): Enric Ases (inglês, francês, catalão, espanhol), Txefo Rodriguez (basco), Fernando J. Lopes (português), Marc van der Velden (dinamarquês), Xavi Lozano (chinês)
Construção das marionetas: Joan Pena, Marc Costa e Iolanda Llansó
Produção executiva: Mireia Cardús
Produção geral: Daniel Carreras