O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

LABORATÓRIO DE MARIONETAS | criação, construção, manipulação

INSCRIÇÃO https://tinyurl.com/laboratoriodemarionetas

Organização: Cegonha – Bando de Criação e Casa da Horta

Facilitadores: Miguel Albi Araujo e Vida Oliveira

Local: Casa da Horta – Associação Cultural. Rua de S. Francisco, 12 A 4050-548 Porto

Calendarização (2023): 23 e 29 de abril; 6, 13 e 27 de maio; 3 de junho (apresentação final). Total: 6 semanas

Horário: das 14h00 às 18h00 (4 horas)

Para: artistas, estudantes, educadores//as e interessadas/os, M>15 anos

Nº vagas: 13

CONSTRUÇÃO

Vamos aprender sobre materiais e técnicas de construção de marionetas, passando por desenhar, modelar e finalmente construir a marioneta, que poderá ser usada nos módulos seguintes.

MANIPULAÇÃO

Inspirada na tradição japonesa do Bunraku, Técnica de Manipulação Direta utiliza dois a três manipuladores por marioneta. É uma manipulação partilhada e traz uma movimentação mais orgânica e mais crível aos olhos do público. Vamos aprender os princípios desta técnica e praticá-la, descobrindo juntos as referências artísticas deste mundo.

CRIAÇÃO

Os participantes desenvolverão cenas teatrais nas quais darão vida às suas marionetas, através da técnica de manipulação direta, com apresentação final aberta ao público da Casa da Horta.

———————————————————————————————————

Sobre o Cegonha – Bando de Criação

O Cegonha – Bando de Criação foi fundado no Brasil em 2017 por Miguel Albi (ator e marionetista) e Vida Oliveira (encenadora) e mudou-se para Portugal (Porto) no início de 2022. Aqui, a nossa equipa cresceu, acolhendo uma produtora matosinhense – Inês Soares Lopes. Realizamos propostas que investem na mistura de linguagens artísticas, incluindo teatro, tecnologia e teatro de marionetas, abordando temáticas contemporâneas relevantes, com poética e ludicidade, atendendo ao público jovem e adulto e apostando em projetos com camadas e recepção atraentes não só aos mais novos como também a toda a família. Desde o começo, já realizamos diversos e premiados projetos, dos quais destacamos: Makupuni (indicado ao Prêmio CBTIJ 2017 para “Melhor Projeção Cênica”), que usa a interatividade dos videojogos para levantar questões sobre o bullying e respeito à diversidade; “Qual é meu nome, mamãe?”, vencedor do Prêmio CBTIJ 2019 na categoria “Melhor Trabalho de Formas Animadas” e indicado à categoria “Melhor Projeção Cênica”, que reflete sobre a temática de migrantes e refugiados sob a perspectiva da criança – ganhou uma versão audiovisual exibida no evento da ONU para o dia mundial do Refugiado no Brasil (2021). Ainda no audiovisual, destacam-se: adaptação do espetáculo “Makupuni” (2018) para a TV BRASIL/ EBC; as curtas-metragens “Qual é meu nome, mamãe? – Tempo de Recomeço”(2020) e “Era uma vez um adulto” (2021); direção de arte e marionetas da série “Amazonita”, Giros Filmes (2021).

Facebook: https://www.facebook.com/cegonhabando/
Instagram: https://www.instagram.com/cegonhabando/

Para qualquer dúvida, por favor contactar: [email protected]

Data

23 Abr 2023 - 03 Jun 2023
Desde

Hora

14:00 - 18:00

Localização

Casa da Horta
R. de São Francisco 12, 4050-253 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »