O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

JOÃO GIL CAIXA DE LUZ na Casa da Música

JOÃO GIL | CAIXA DE LUZ

João Gil leva o espectáculo “Caixa de Luz” ao Porto para nova residência de 5 dias, desta vez em Setembro, na Sala 2 da Casa da Música. Tatanka, Tiago Nacarato, Pedro Abrunhosa, Vozes da Rádio e Maria Mendes e Miguel Araújo juntam-se a João Gil em palco, de 22 a 26 de Setembro, respectivamente. Os bilhetes encontram-se à venda a partir de hoje nos locais habituais.

Bilhetes disponíveis aqui

JOÃO GIL | CAIXA DE LUZ na Casa da Música

 

Biografia

João Gil nasceu na Covilhã. Gil iniciou a sua carreira musical, juntamente com Artur Costa no grupo de música de intervenção Soviete do Areeiro, em 1975. Em 1976, com Luís Represas, João Nuno Represas e Manuel Faria, forma o Trovante, grupo que alcançou um êxito significativo.

Verifica-se a dissolução do Trovante em 1991. Em 1992, sempre com Artur Costa e com Alex Cortez dos Rádio Macau, funda os Moby Dick.

Em 1993, com João Monge, Manuel Paulo, José Moz Carrapa e Nuno Guerreiro, funda a Ala dos Namorados.

Participou no projecto Rio Grande com Rui Veloso, Vitorino, Tim e Jorge Palma em 1996.

Em 2001 realiza no Centro Cultural de Belém um espectáculo que serviu para comemorar 25 anos de carreira. É lançada a colectânea “Perdidamente”, com alguns dos temas que gravou para outros.

Em 2002 forma os Cabeças no Ar com Rui Veloso, Jorge Palma e Tim, para cantar letras de Carlos Tê.

Abandona a Ala dos Namorados em 2006, já após ter formado a Filarmónica Gil com Rui Costa (Silence 4) e Nuno Norte, que tinha vencido da primeira época do concurso Ídolos, em 2003,[1].

Em 2008 lança o primeiro disco a solo, que contou com a participação de Dany Silva, Rui Veloso e António Zambujo. A produção foi de Rui Costa (Silence 4, Filarmónica Gil). João Monge assina quatro canções e há ainda colaborações com Sam The Kid (“Atalhos”) e a sua irmã Margarida Gil (“Aquela gente”).

Ana Sofia Varela dá voz ao projecto Fados de Amor e Pecado, de João Gil e João Monge.

Em 2010 juntou-se a João Pedro Pais e Rita Redshoes, como porta voz da Associação Fonográfica Portuguesa no combate à pirataria na Internet.[2][3]

O projecto Baile Popular é formado por João Gil, Mário Delgado, Alexandre Frazão, Miguel Amado e Paulo Ribeiro e por elementos dos Adiafa (Zé Emídio, João Paulo e Luís Espinho). O álbum homónimo foi lançado no dia 21 de Junho de 2010 tendo como single a música “Rosa à Janela”, composta por João Gil e Rui Veloso.

Grava um disco com Luís Represas em 2011. Em 2012 forma o Quinteto Lisboa. É lançada uma missa da sua autoria.

Fonte : Wikipedia

Data

22 - 26 Set 2021
Desde

Hora

21:00
Casa da Música

Localização

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-casa-da-musica-porto/
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »