O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

JOAN MIRÓ / ALEXANDER CALDER: ESPAÇO EM MOVIMENTO

JOAN MIRÓ / ALEXANDER CALDER: ESPAÇO EM MOVIMENTO

Casa de Serralves 22 JUN 2023 - 07 JAN 2024

  • Entrada na Fundação de Serralves e exposições temporária
  • Entrada na Treetop Walk
  • Entrada no Parque de Serralves
  • Entrada na Casa do Cinema Manoel de Oliveira
  • Entrada na Casa de Serralves
  • Válido 1 dia
  • Evite a fila da bilheteria
  • Confirmação imediata
     
     
    Preço:20€
Acessível a pessoas com limitação Física

O encontro entre Joan Miró and Alexander Calder representou uma das mais férteis amizades artísticas e diálogos visuais continuados do século XX. Os dois artistas conheceram-se em Paris no final de 1928 e permaneceram em contacto próximo até à morte de Calder, em 1976. Já em 1936, o jornal The New York World-Telegram descrevia os móbiles de Calder como “abstrações de Miró vivas”. Esta descrição é particularmente pertinente para as Constelações de mesa e de parede que Calder produziu em 1943 e que apresentam uma forte afinidade com a série homónima de Miró de 1940–41, embora tenham sido concebidas de forma completamente independente. Um imaginário em constelação era um princípio formal do trabalho de ambos. Em vez de construírem as suas imagens em torno de um núcleo central, como acontece nas abordagens tradicionais à pintura e à escultura, Joan Miró e Alexander Calder concebiam as suas obras como estruturas abertas, em que as formas flutuam livremente no espaço ou estão distribuídas uniformemente pela superfície da tela.

O trabalho de Joan Miró e Alexander Calder foi frequentemente alvo de exposições a dois. Quando próximos, os móbiles, stabiles e esculturas de parede ou de base de Calder parecem ativar as qualidades espaciais inerentes às pinturas de Miró, tal como o universo imagístico de Miró, com os seus signos e apontamentos esquemáticos de figuras, explora em duas dimensões muitas das sugestões das esculturas de Calder. Em conjunto, Miró e Calder representam duas das mais importantes conquistas do século XX em pintura e escultura, cada um abrindo novos caminhos formais que seriam explorados por artistas na Europa, na América e no Japão nas décadas subsequentes.

A exposição é organizada pela Fundação de Serralves em colaboração com a Fundació Joan Miró, Barcelona, e tem curadoria de Robert Lubar Messeri.

Apresenta obras de Joan Miró pertencentes às Coleções do Estado Português, à guarda do Município do Porto e em depósito de longo prazo na Fundação de Serralves, e um importante grupo de obras dos dois autores emprestadas pela Fundació Joan Miró, Barcelona.

 
 
 
 
Museu de Serralves + Treetop Walk Bilhetes Preços Horários - Parque de Serralves - Jardim de Serralves

Fotografias: Fernando Guerra | FG + SG © Fundação de Serralves, Porto
.

Data

03 Jan 2024 - 16 Jul 2024
A decorrer

Hora

10:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »