
Inventar a Alimentação do Futuro
Inventar a Alimentação do Futuro é o nome do concurso promovido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa que desafia estudantes do 9.º ano ao ensino secundário de todo o país a criarem receitas inovadoras, saudáveis, económicas e sustentáveis. A final da terceira edição realiza-se no dia 13 de fevereiro, entre as 13h30 e as 18h00, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
Nesta edição, vinte equipas finalistas vão apresentar os seus projetos perante um júri de especialistas, que inclui o reconhecido Chef Hélio Loureiro. Pela primeira vez, o concurso conta com a participação de uma equipa internacional de Timor-Leste, reforçando a dimensão educativa e cultural da iniciativa.
De acordo com Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, os números desta edição são expressivos: 141 pratos criados por 448 alunos, provenientes de 37 escolas de 24 concelhos de Portugal. A responsável destaca que esta iniciativa vai muito além de um simples concurso de culinária, procurando despertar vocações científicas e incentivar o interesse por áreas como a engenharia alimentar e as ciências da nutrição. Em 2025, tinham sido submetidas 50 receitas, o que demonstra o crescimento e consolidação do projeto.
As receitas finalistas refletem uma abordagem criativa e sustentável à alimentação, integrando ingredientes que promovem a biodiversidade, a valorização de recursos locais e a responsabilidade ambiental. Entre os principais destaques estão as leguminosas, pelo seu elevado valor nutricional e baixo impacto ecológico, as plantas silvestres comestíveis, que recuperam saberes tradicionais e incentivam o uso da flora autóctone, e os recursos marinhos, valorizando a riqueza do mar português. A categoria Street Food propõe uma reinvenção da comida rápida numa perspetiva saudável e sustentável, enquanto receitas como a Katupa com folhas de mandioca, oriunda de Timor-Leste, introduzem influências culturais que enriquecem a diversidade gastronómica do concurso.
O concurso está organizado em cinco categorias: Receita do Ano do Secundário, Receita do Ano do 9.º Ano, Leguminosas Luminosas, Plantas Silvestres Comestíveis, Sabor a Mar e Street Food.
Na categoria Receita do Ano do Secundário, os finalistas são: Katupa com ovos em ninho de folhas de mandioca (Os Katupeiros de Timor-Leste), Frango outonal com puré de brócolos amendoado e redução de citrinos do pomar (EcoChefs 12.0), Lasanha da Horta (MasterChef bi 8ológico), Salmão oriental nascente (Faca e Pão) e Peru Verdeon (Rumo ao 20!!).
Na categoria Receita do Ano do 9.º Ano, competem: Tigela da horta sustentável (SustentaChefs), Caldeirão quente do demo, caldeirão frio do demo e papas dos deuses (Feiticeiros do Paiva) e Estufado de banana (Receita de uns Bananas).
Na categoria Leguminosas Luminosas, os pratos finalistas são: Pudim do sol do Sul (Cônios), Chicharion verdume (Lathyrinas) e Migas no “bico” (EcoMigas).
Em Plantas Silvestres Comestíveis, estarão em competição: Caril rústico de beldroegas (Grão-mestres), Tarte jardim encantado (Botânicas em Ação) e Urtigas à mesa (Arco Culinário).
A categoria Sabor a Mar apresenta: Filete de cavala com chuchu e salada do mar (As Piratas do Mar), Almofadinhas do mar de curgete (As Ratatouilles) e Yao Ming Salad (Crab Kings).
Por fim, na categoria Street Food, competem: Jardim Mediterrâneo (Cientistas do Tacho), Tacos de Outono com chili vegetariano e chips de batata-doce com húmus de grão-de-bico (Mãos na Massa) e Frango aos Cones (Mosqueteiros à Mesa).
A final do concurso Inventar a Alimentação do Futuro, organizada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se no dia 13 de fevereiro, entre as 13h30 e as 18h00, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, com entrada gratuita.
Informações do evento:
Nome: Inventar a Alimentação do Futuro
Categoria: Educação / Ciência / Alimentação / Sustentabilidade
Data: 13 de fevereiro
Hora: 13h30
Local: Universidade Católica do Porto – Escola Superior de Biotecnologia
Entrada: Gratuita
Este evento é dirigido a públicos interessados em alimentação sustentável, educação científica, inovação gastronómica e juventude, sendo uma oportunidade para conhecer projetos que aliam criatividade, nutrição e consciência ambiental, desenvolvidos por estudantes de todo o país.

