IndieJúnior Allianz 2021

IndieJúnior Allianz 2021

IndieJúnior Allianz 2021

Novas datas ✨ A 5ª edição do IndieJúnior Allianz acontece de 19 a 23 de Maio na

e Reitoria da Universidade do Porto!

Temos encontro marcado nas salas da cidade para vermos filmes no grande ecrã ✨

O IndieJúnior Allianz acontece, este ano, entre 19 e 23 de maio. Depois do adiamento fruto do confinamento geral de janeiro, reorganizámos a nossa agenda, mantendo a programação para famílias nas salas da Casa das Artes, Maus Hábitos e Reitoria da Universidade do Porto. O pontapé de saída para a quinta edição do festival é dado a 15 de maio no Salão Nobre da Reitoria da UP, com uma sessão especial de warm-up. O programa escolar decorrerá nos estabelecimentos de ensino ao longo dos meses de abril e maio, com recurso a uma plataforma online criada para o efeito.

No total mostramos cerca de 50 filmes que aliam a diversão ao carácter educativo do cinema, num programa composto por uma competição internacional de longas e curtas metragens de produção recente. No alinhamento destacamos, Fritzi – Um Conto Revolucionário (Ralf Kukula, Matthias Bruhn), um filme de animação que retrata os tempos da Alemanha dividida, vencedor do Prémio Escolas nesta edição de 2021. Também nas longas metragens, e vencedor de uma menção honrosa por parte do júri oficial do festival, Alice Júnior (Gil Baroni), filme brasileiro que acompanha a história do primeiro beijo de Alice, uma jovem trans youtuber, enquanto esta se vê obrigada a mudar para uma escola onde ainda imperam velhos preconceitos. Nas curtas metragens, A Poeira do Mar (Héloïse Ferlay), premiado pelo Júri oficial, é uma tocante história sobre as relações familiares e as famílias mono-parentais. Os temas fortes marcam a programação de 2021, com as questões de género destacadas em RAPAZESRAPARIGASMIX, um documentário sobre uma criança intersexo; a morte e a forma como lidamos com eles em Daqui à Lua, de Sara Kolster; os impactos do capitalismo e da sociedade em que vivemos no equilíbrio do planeta em Normal, de July Cat, e o equilíbrio dos ecossistemas na longa de animação Bom dia Mundo!, de Anne-Lise Koehler e Éric Serre.

Para completar o alinhamento, apresentamos uma sessão especial no Maus Hábitos e um debate em torno dos urgentes assuntos ambientais (Não Há Planeta B), que decorrerá no dia 19 de maio, pelas 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, com a participação de elementos responsáveis pela organização da recente Greve Climática Estudantil, da Extinction Rebellion e da Zero Waste Portugal.

Continuamos o trabalho que iniciámos em novembro com a iniciativa Eu Programo Um Festival de Cinema, com uma plataforma online criada que permite a organização de sessões de cinema nas escolas. Os professores interessados podem ainda inscrever-se através de indiejunior.com/escolasporto.

IndieJúnior Allianz 2021

Eventos relacionados:

Agenda Infantil do Porto

Date

19 - 23 Mai 2021

Time

8:00 am

Localização

Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
fado-show-in-porto-calem-01

Fado, Visita e Degustação. Por 23€

Newsletter

Cruzeiro das 6 Pontes Banner

Cruzeiro das 6 Pontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *