O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Jonathas de Andrade: Sobrevoo Resultado de uma residência artística desenvolvida pelo artista brasileiro Jonathas de Andrade no Porto a convite do Batalha, esta obra fílmica envolveu um trabalho de pesquisa e diálogo com associações e grupos da cidade, nomeadamente a Associação Columbófila do Distrito do Porto. O filme reflete sobre as mudanças geracionais explorando a relação singular entre humanos e pombos — columbófilos e aves interagem diante da câmara antes do momento apoteótico da libertação. Este é o primeiro filme de Jonathas de Andrade, um dos mais importantes artistas da sua geração, rodado fora do Brasil — país que representou na Bienal de Veneza em 2022. Visita Guiada para Famílias com Jonathas de Andrade: 2 dez, sáb, 15:15 Salomé Lamas: Paraficção Salomé Lamas tem vindo a desenvolver uma prática artística no domínio do cinema e da arte contemporânea que designa como “falar perto” — um método que utiliza para se relacionar com o mundo recorrendo a materiais ficcionais e não ficcionais, apresentados de forma aberta e provocadora. Em cada filme, a cineasta apresenta diferentes estratégias paraficcionais para problematizar os dois lados da fronteira, registando a recente deslocação dos limites e questionando o impacto destas alterações numa sociedade globalizada. A exposição apresentada no Batalha será acompanhada pelo lançamento da publicação Paraficção II, que reúne diferentes perspetivas críticas da obra de Salomé Lamas.

Inaugurações: Exposições de Jonathas de Andrade e Salomé Lamas

Jonathas de Andrade: Sobrevoo Resultado de uma residência artística desenvolvida pelo artista brasileiro Jonathas de Andrade no Porto a convite do Batalha, esta obra fílmica envolveu um trabalho de pesquisa e diálogo com associações e grupos da cidade, nomeadamente a Associação Columbófila do Distrito do Porto. O filme reflete sobre as mudanças geracionais explorando a relação singular entre humanos e pombos — columbófilos e aves interagem diante da câmara antes do momento apoteótico da libertação. Este é o primeiro filme de Jonathas de Andrade, um dos mais importantes artistas da sua geração, rodado fora do Brasil — país que representou na Bienal de Veneza em 2022.

Visita Guiada para Famílias com Jonathas de Andrade: 2 dez, sáb, 15:15

Salomé Lamas: Paraficção Salomé Lamas tem vindo a desenvolver uma prática artística no domínio do cinema e da arte contemporânea que designa como “falar perto” — um método que utiliza para se relacionar com o mundo recorrendo a materiais ficcionais e não ficcionais, apresentados de forma aberta e provocadora. Em cada filme, a cineasta apresenta diferentes estratégias paraficcionais para problematizar os dois lados da fronteira, registando a recente deslocação dos limites e questionando o impacto destas alterações numa sociedade globalizada. A exposição apresentada no Batalha será acompanhada pelo lançamento da publicação Paraficção II, que reúne diferentes perspetivas críticas da obra de Salomé Lamas.

Inaugurações: Exposições de Jonathas de Andrade e Salomé Lamas

Data

01 Dez 2023
Desde

Hora

18:00

Localização

BATALHA CENTRO DE CINEMA
Praça da Batalha 47, 4000-101 Porto
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »