O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Inauguração de Nelayan Vontade em Trânsito de Eduardo Martins

Inauguração de “Nelayan: Vontade em Trânsito” de Eduardo Martins

No próximo sábado, 11 de fevereiro, pelas 16h, inaugura a exposição “Nelayan: Vontade em Trânsito” de Eduardo Martins.

 

“Nelayan: Vontade em Trânsito” de Eduardo Martins

“Nelayan: Vontade em Trânsito” reclama um olhar contemporâneo sobre a paisagem humana de Caxinas, em Vila do Conde, detentora da comunidade piscatória com maior expressão em Portugal. Visa, assim, contribuir para uma actualização dos documentos visuais do lugar e dos novos ´actores` que o habitam, inserindo-os naquilo que é um fenómeno transnacional.

À semelhança de outros pontos do globo, a realidade de Caxinas é definida pela migração paralela: os pescadores locais saem para o estrangeiro e migrantes, oriundos na sua quase totalidade da Indonésia, maioritariamente de Java, parcela do território com altos níveis de desemprego, são contratados para suprir a falta de mão-de-obra, também acentuada pelo desinteresse das novas gerações pela actividade. Este movimento resulta das condições económicas inerentes à actividade, pautada por um imperativo de redução de custos e baixos salários. Nos últimos anos, os armadores de Vila do Conde têm recorrido de um modo significativo à contratação de pescadores indonésios (Nelayan significa pescador em indonésio) para manter a frota de pesca artesanal da região. Sem eles, uma comunidade minoritária, metade da frota de barcos de pesca artesanal deixaria de operar. Actualmente, pelo menos 500 pescadores da Indonésia estão sediados em Vila Conde e representam mais de 50% da força de trabalho deste sector. São gente movida pelo sonho de proporcionar à sua família melhores condições de vida. Vêm pela vontade de ultrapassar fronteiras geográficas e expandir o seu universo interior. São também eles os novos agentes da transformação económica e social desta paisagem, cujo imaginário se encontra ainda muito associado à literatura e criação áudio-visual do passado. Neyalan, apesar de ser um substantivo, define sobretudo uma acção, a de viver o presente como prólogo do futuro.

Eduardo Martins Fotógrafo Documental http://www.eduardo-martins.com/

 

Exposição patente de 11 de fevereiro a 25 de março

 

NOTA BIOGRÁFICA EDUARDO MARTINS Eduardo Martins (Viseu, 1982) é fotógrafo documental e reside atualmente no Porto. Estudou Fotografia na ETIC (Escola Técnica de Imagem e Comunicação), em Lisboa; Fotojornalismo e Iluminação no CENJOR, em Lisboa, e licenciou-se em História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Depois de ter feito um estágio no jornal diário Público, em 2001, trabalhou no jornal A Capital entre 2002 e 2004. Entre 2005 e 2015 trabalhou como fotógrafo freelancer para o mercado editorial. Foi colaborador regular e diário do jornal “i”, desde a sua fundação, em 2009, até 2015. Entre 2016 e 2021 trabalhou e residiu em Macau, tendo integrado a redação do jornal diário Ponto Final e da revista Macau Closer (revista mensal de arte e cultura); foi lead photographer da revista mensal High Life e fotógrafo oficial do Festival Literário de Macau – Rota das Letras, entre 2016 e 2020.

Ao longo dos anos tem desenvolvido reportagens e trabalho documental, debruçando-se sobre questões de identidade, religião, cultura e direitos humanos. A título de exemplo, realizou uma reportagem com sobreviventes do regime do Khmer Rouge, no Cambodja; um projeto documental no Bairro Português de Malaca, o Kampung Portugis; ou a cobertura em permanência dos violentos protestos pró-democracia que ocorreram em Hong Kong em 2019.

Desde 2021, dedica-se à fotografia documental sobre o fenómeno das pescas em Portugal, com particular interesse pelas temáticas da migração (humana e técnica) e sustentabilidade.

 

. Apoios: DGARTES MIRA FORUM Museu Marítimo de Ílhavo Associação Cultural Bind’ó Peixe

Inauguração de “Nelayan: Vontade em Trânsito” de Eduardo Martins

Data

11 Fev 2023
Desde

Hora

16:00

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »