“Illas Desertas” Cine-Teatro Garrett
No âmbito do festival É-Aqui-In-Ócio, em cena dia 7 de outubro, às 21h30, no Cine-Teatro Garret – sala principal, Póvoa de Varzim
Pela companhia Artesa Cía
Sessão com audiodescrição e Língua Gestual Portuguesa
Espetáculo para M/6
dur. aprox. 60m
Bilhetes à venda em:
• Cine-Teatro Garrett • CTT • FNAC • Worten • Online em: www.bol.pt
Sinopse:
ILHAS DESERTAS é baseado nas experiências e reflexões de dois dos maiores fracassos da história, a aventura da aviadora Amelia Earhart e a expedição do explorador Ernest Shackleton. Toda a obra está impregnada pela sua transmissão cultural pelo seu caminho vital para a utilidade dessas coisas inúteis.
A obra faz referência direta às ambiguidades de hoje e consegue lançar luz sobre os cantos escuros do inconsciente coletivo. As histórias que conta são narrativas irresistíveis e universais, além de atemporais: Um homem inicia uma expedição à Antártida. Uma mulher inicia uma viagem de volta ao mundo de avião. A razão? Precisam seguir os seus sonhos, as suas paixões, superar os seus medos e curiosidades. A obra faz uma análise profunda sobre por que vivemos, em que consiste a vida e por que morremos.
Os protagonistas desta história fraccionada convidam o público através dos seus telemóveis a embarcar na sua expedição às Ilhas Desertas. Essa jornada dividida em etapas torna-se um ato poético, uma experiência, uma bela aventura contemporânea que mostra um outro caminho, uma outra alternativa à competitividade e à produtividade da sociedade atual dominada pelo sucesso, pelas metas e pela posse de bens.
A ArtesaCía embarca o espectador nesta aventura, com perguntas, incertezas, entusiasmo e paixão. Sem esquecer a poética, intimista e contemporânea que existe nas suas obras e continua na procura de novas linguagens cénicas; desta vez, para penetrar na utilidade do inútil.
Ficha artística e técnica:
Direção e Dramaturgia: Laura villaverde e Roi Fernández
Interpretação: Laura villaverde, Roi Fernández, Susana Méndez, Héctor Pazos
Operação técnica ao vivo: Susana Méndez
Coreografia: Artesa Cía
Cenografia: Esther Quintas e ArtesaCía
Iluminação: Héctor Pazos
Vestuário: Esther Quintas e Artesa Cía
Produção: Laura Villaverde
Fotografía: Alex Sobrino, Xisela Franco, Pedro Tizón
Criação Vídeo: Roi Fernández
Cinema ao vivo: Roi Fernández
Espaço sonoro: Roi Fernández, Héctor Pazos
Música ao vivo: Héctor Pazos
Distribuidora: Urdime
Programação interactiva para mobile app: Fundació Épica (La Fura dels Baus)
Colaboram: AGADIC, La Fura dels Baus, Colectivo RPM, Concello de Tui, Sala Ingrávida, Comunidade de Montes de Guillarei