O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

IL Y A UNE LARME DANS CHAQUE NOTE ET UN SOUPIR DANS CHAQUE PLI

IL Y A UNE LARME DANS CHAQUE NOTE ET UN SOUPIR DANS CHAQUE PLI

Partindo de uma semana em residência de criação tendo em vista a exploração das ressonâncias dos seus mundos, Caty Olive e Odete apresentam o resultado deste primeiro encontro e projeto colaborativo. Os meandros eletrónicos orgânicos, as fronteiras dissolventes na música de Odete, a poesia e a trans-performatividade do seu trabalho, encontram a respiração dos sistemas de iluminação de Caty e os seus corpos de luz em mutações constantes.

Perpassa uma empatia elementar entre o trabalho destas duas artistas no que se refere aos aspetos transformadores das suas abordagens criativas. Uma empatia que confronta a rigidez e as correntes essencialistas, que existe na natureza particular da ecologia dos corpos e das energias que transparece do seu trabalho. Ela habita esferas onde a matéria e o espírito não mergulham numa existência dualista, mas antes em permutações transitórias de entrelaçamento e fusão íntimas, territórios portadores de visões prismáticas, que promovem as capacidades da luz e do som/música para transformar, transgredir e transfigurar perspetivas monolíticas.

Acresce ainda que Odete e Olive optam por evocar os castrati e explorar o seu universo vocal e estético. Elas propõem-se a imaginar que esses castrati poderiam ser uma forma de ficção num lugar cujos contornos permanecem fluidos, cujas dimensões vacilam, que (se) transforma. Um espaço que absorve os corpos que o habitam. Um lugar onde a história pode dar lugar à fantasia e à especulação, onde a dimensão barroca de um corpo encontra abrigo, fugindo às exigências de extra clareza dos dias de hoje.

Criação e interpretação:

Odete e Caty Olive

Coprodução:

Fundação de Serralves

BoCA – Biennial of Contemporary Arts

La Ménagerie de Verre, Paris

Apoio:

Este espetáculo é apresentado com o apoio do Institut Français e do projeto MaisFRANÇA, uma temporada concebida pelo Institut Français du Portugal com o apoio dos mecenas Claude & Sofia Marion Foundation, JC Decaux, BNP Paribas, Mexto e Credibom.

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/il-y-a-une-larme-dans-chaque-note-et-un-soupir-dans-chaque-pli/

IL Y A UNE LARME DANS CHAQUE NOTE ET UN SOUPIR DANS CHAQUE PLI

Data

15 Out 2023
Desde

Hora

19:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »