O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA - Nuno Ventura de Sousa

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA – Nuno Ventura de Sousa

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA – Nuno Ventura de Sousa

Com o Curso de Música Silva Monteiro

O II Festival Internacional de Santa Cecília surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro, e tem como objetivo principal aproximar os premiados e participantes do Concurso Internacional de Santa Cecília (CISC) do público portuense. O concurso realiza-se anualmente na Casa da Música e, em julho de 2023, organiza a sua 25ª edição, contando com a participação de mais de 100 pianistas oriundos de todo o mundo. O concurso é atualmente um dos concursos mais prestigiado do mundo. A Câmara Municipal do Porto atribui o “Prémio Câmara Municipal do Porto” ao primeiro classificado do CISC e apoia a organização deste festival, dando visibilidade a jovens pianistas que participaram e se destacaram no concurso. O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, no histórico piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, e é dedicado a um repertório da mesma época.

AUTOR E OBRA MUSICAL
W.A.Mozart
Sonata K.570 em Si bemol Maior
– I. Allegro
– II. Adagio
– III. Allegretto

AUTOR E OBRA MUSICAL
L. van Beethoven (1770—1827)
Sonata Op.111 em Dó menor
– I. Maestoso – Allegro con brio ed appassionato
– II. Arietta: Adagio molto semplice e cantabile

AUTOR E OBRA MUSICAL
F. Chopin (1810—1849)
Ballade No.4, op.52 em Fá menor
AUTOR E OBRA MUSICAL
Messiaen (1908—1992)
Vinte Olhares sobre o Menino Jesus
I. Olhar do Pai

Nuno Ventura de Sousa nasceu no Porto em Julho de 1996. Iniciou os seus estudos no Conservatório de Música do Porto, terminando o curso secundário com classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos na Universidade do Norte do Texas, onde obteve a sua licenciatura, concluíndo o Mestrado e uma pós-graduação na Universidade de Música e Artes Cénicas de Viena, onde também obteve classificação máxima no exame final de Piano. Venceu mais de cinco dezenas de prémios em concursos nacionais e internacionais, aos quais foram recentemente (2022) adicionados o 2º prémio no Concurso Internacional de Piano “Târgu Mureș” (RO), o prémio do público no Concurso Internacional de Piano “Cidade de Vigo” (ES) e o 2º prémio no Concurso Internacional “AntwerPiano” (BE). Venceu também a bolsa Yamaha e o 2º prémio na bolsa Maschmann (ÁU), a Bolsa BPI (PT) e a bolsa “Isabel Scionti” (EUA). Outros prémios incluem o Grande Prix no Concurso Internacional de Música “Emil Rotundu” (RO), o 1º prémio no Concurso Internacional de Piano “Manja” (ME) e o 2º prémio no Concurso Internacional “Manhattan” (EUA). Realizou numerosos recitais em diversas salas da Europa, EUA e Japão, destacando-se a abertura do Ciclo de Piano EDP de 2016 e 2019 na Casa da Música do Porto e o recital Beethoven na Fundação Calouste Gulbenkian em 2021.

BILHETES

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

JARDINS

QUINTA DA MACIEIRINHA

MAIS SESSÕES

Fonte: https://museudacidadeporto.pt/recurso/ii-festival-internacional-de-musica-de-santa-cecilia-nuno-ventura-de-sousa/

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA – Nuno Ventura de Sousa

Data

25 Fev 2023
Desde

Hora

16:30

Localização

Museu Da Cidade | Extensão Do Romantismo
R. de Entre-Quintas 220, 4050-240 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »