O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

HERMETO PASCOAL

HERMETO PASCOAL

Hermeto Pascoal É música. Icônico compositor e multi-instrumentista, o alagoano de Lagoa da Canoa é autodidata e iniciou sua história na música em 1950, em Recife, com apenas 14 anos.

Vencedor de 2 Grammys Latinos, Doutor Honoris Causa pela New England Conservatory e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hermeto formou importantes grupos ao longo de sua carreira, entre eles o Quarteto Novo (1967), o Brazilian Octopus (1969) e o seu “Grupo”, que o acompanha desde o final dos anos 1970. Tornou-se conhecido em todo o mundo graças às apresentações e participações em grandes festivais, como o de Montreux (Suíça), em 1979, quando foi editado o álbum duplo Hermeto Pascoal Ao Vivo; e ter tido 2 obras no disco “Live-Evil” de Miles Davis, que já no início dos anos 70 disse que Hermeto era “o músico mais impressionante do mundo”.

Compositor compulsivo, Hermeto estima que tem mais de 10 mil músicas escritas. Nos anos 90, para o projeto “Calendário do Som”, publicou uma música por dia que foram reunidas em um livro de 414 páginas, lançado em 1999. Sempre genial, Hermeto também criou conceitos como Música Universal, Cifragem Universal, Música da Aura, Música dos Ferros e Método do Corpo Presente.

Apelidado carinhosamente de Bruxo dos Sons, ele toca como se brincasse com a sonoridade de cada um de seus instrumentos – teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante e tantos outros ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém a mesma tradição há mais de 45 anos. A verdade é que poucos músicos alcançaram a estatura de Hermeto, um verdadeiro maestro e um ícone da cultura brasileira, que representa o mais alto nível de evolução musical, como multiinstrumentista, como compositor e como arranjador.

Hermeto acredita que a Música seja livre e Universal, e em 2007 disponibilizou integralmente sua obra para gravação, dizendo “aproveitem bastante” aos músicos de todo o mundo.

Com mais de 35 obras lançadas, presenteou-nos em 2017 com o Hermeto Pascoal & Grupo – No Mundos dos Sons pelo Selo Sesc e Hermeto Pascoal e Big Band – Natureza Universal.

Mais recentemente, lançou o “Hermeto Pascoal e sua Visão Original do Forró”, uma homenagem ao gênero que também revela seus talentos como letrista. O álbum foi gravado em 1999, mas lançado somente em 2018. Nele, Hermeto toca sanfona (incluindo sanfona de 8 baixos) em todas as faixas e tem acompanhamento de vários amigosmúsicos de Pernambuco, além dos seus irmãos de som, o baixista Itiberê Zwarg, o percussionista Fabio Pascoal, o guitarrista Heraldo do Monte, e o querido saxofonista Vinicius Dorin.

Hermeto se apresenta em palcos de todo o mundo com seu Grupo, a tradicional “Nave Mãe”, que ajudou a impulsionar a carreira grandes instrumentistas da música brasileira, entre eles Carlos Malta, Jovino Santos Neto, Nenê, Marcio Bahia, Vinicius Dorin e Heraldo do Monte. Atualmente, o grupo é formado por Itiberê Zwarg (baixo), Jota P. (saxes e flautas), Fabio Pascoal (percussão), André Marques (piano) e Ajurinã Zwarg (bateria) que, ao lado do “Campeão”, tornam suas apresentações uma verdadeira experiência sensorial indescritível, inesquecível e sem contra indicações.

COMPRAR PREÇO14 €

HERMETO PASCOAL – Casa da Música

Data

01 Jun 2022
Desde

Hora

22:00
Casa da Música

Localização

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-casa-da-musica-porto/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »