O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Haken & Between The Buried and Me

Haken & Between The Buried and Me

Convenhamos, o rótulo “metal progressivo” pode significar uma série de coisas diferentes. Para alguns músicos, descreve uma abordagem à composição que se concentra naquilo que pode ser feito com tecnicidade, levando a conceito de canção muito além do que se ouve habitualmente. Solos de guitarra angulares, bateria intrincada e padrões fora de ritmo criam uma sonoridade que é infinitamente emocionante de ouvir e tentar decifrar sem fazer equações matemáticas mas, no seu âmago, o adjetivo “progressivo” deve significar algo que impulsione o género além de clichés, de convenções e dos níveis de composição média. Os HAKEN e os BETWEEN THE BURIED AND ME são dois dos mais brilhantes exemplos de músicos que, apostados em não se vergarem às regras, têm conseguido fazer progredir largamente a tendência e, no início do próximo ano, vão fazer o gáudio dos fãs ao juntar-se na Island in Limbo Tour. A rota tem paragem assegurada em Lisboa e no Porto, a 12 e 13 de Março de 2023, no LAV – Lisboa ao Vivo e no Hard Club, respetivamente. A primeira parte dos espetáculos será assegurada pelos norte-americanos CRYPTODIRA.

Um dos elementos definidores do heavy metal metal é a agressividade, mas sempre houve bandas dispostas a ir para além da força primitiva dos acordes na criação de composições mais inventivas  e técnicas. Nesse sentido, os HAKEN são uma banda progressiva moderna de pleno direito. Criados em 2007, na cidade de Londres, pelo guitarrista e teclista Richard Henshall, que tinha feito até então  parte dos To-Mera, o grupo lançou dois álbuns, «Visions» e «Aquarius», no início da década  passada. Desde aí, o seu som evoluiu para uma amálgama caleidoscópica que inclui elementos de metal progressivo, jazz, pop, eletrónica e rock, e deu origem a títulos tão aplaudidos como «The Mountain», «Affinity» e «Vector». Ao longo do caminho, a capacidade para explorarem ganchos orelhudos levou-os a território invulgar, que os viu serem rotulados como uma das propostas mais inventivas da sua geração. «Virus», o mais recente longa-duração do sexteto, foi editado em 2020 e os músicos estão atualmente a trabalhar no seu sucessor.

Com duas décadas de experiência às costas, seria fácil ver os BETWEEN THE BURIED AND ME  sentados à sombra das entradas nas tabelas da Billboard, das pontuações máximas de jornais de referência como o The Guardian, das nomeações para os Grammys e dos muitos quilómetros de estrada percorridos em nome próprio ou com gente como os Lamb of God ou os Mastodon. Por esta altura, até seria muito fácil dizer que não têm absolutamente mais nada a provar a ninguém, mas desenganem-se os mais incautos, porque estes músicos sempre pensaram de forma diferente. Com «Colors II», o seu mais recente longa-duração, Tommy Rodgers e companhia decidiram elevar a fasquia e assinaram uma sequela de «Colors», considerado “um dos 100 melhores álbuns de hard rock e heavy metal do século 21”.

 

Haken & Between The Buried and Me – Hard Club Porto

Data

13 Mar 2023
Desde

Hora

20:30
Hard Club Porto

Localização

Hard Club Porto
Praça do Infante D. Henrique Porto, Portugal
Website
https://www.hardclubporto.com/PT/
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »