O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

FREGUESIA IMAGINADA - Encontro de reflexão sobre projetos artísticos comunitários de Campanhã

FREGUESIA IMAGINADA – Encontro de reflexão

FREGUESIA IMAGINADA – Encontro de reflexão sobre projetos artísticos comunitários de Campanhã

FREGUESIA IMAGINADA — Encontro de reflexão sobre projetos artísticos comunitários a partir do território de Campanhã” é uma iniciativa organizada em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, no âmbito do Projeto Clube de Cinema de Campanhã (Programa Cidadãos Ativ@s — financiado pelos EEA Grants e gerido em consórcio pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto).
Campanhã é uma freguesia situada na zona oriental da cidade do Porto, marcada por intensos processos de degradação urbana e desindustrialização, com impactos nos níveis de desemprego e de pobreza da população. A relegação social a que tem estado sujeito este território e a sua população tem levado a que seja “locus de intervenção pública de vários programas que se foram sucedendo ao longo do tempo”, nomeadamente no âmbito da habitação social e da educação compensatória.
É possível fazer igual constatação a respeito dos projetos artísticos comunitários. Nos últimos anos, foram várias as entidades, estruturas e diferentes figuras mediadoras (professores/as, ativistas, personalidades locais), com ligação às artes ou que recorrem às artes como instrumento de mediação, que se fixaram neste espaço e/ou começaram a desenvolver ações/projetos em Campanhã e com a população da freguesia.
Apesar de existir um conjunto importante de ações a serem desenvolvidas em Campanhã, na maioria das vezes, as sinergias estabelecidas são ténues. Pelo contrário, impera um razoável desconhecimento do trabalho concreto que está a ser realizado em prol da população e com a população, assim como das dificuldades ou barreiras com que têm deparado todos estes/estas intervenientes.
FREGUESIA IMAGINADA tem como objetivo criar um espaço de partilha de experiências, fazer a ponte com a comunidade científica, através do convite a académicos/as com trabalho de referência nesta área, para que os/as mesmos/as enquadrem e comentem os projetos/ações que venham a ser apresentados, fazendo sugestões, apontando caminhos e auxiliando no dissipar de dificuldades.
Nos dois dias do Encontro estarão presentes os coletivos Balleteatro, Circolando, MIRA FORUM, Cercar-te E8G, Figura Nacional, Fios e Desafios, PELE, Sinergi@s e Visões Úteis.
Ainda os/as convidados/as: Beatriz Petrus, Cezar Migliorin, Hugo Cruz, Inês Barbosa, José António Pinto, Ligia Ferro, entre outros/as, a confirmar.

Data

25 - 26 Nov 2021
Desde

Hora

10:00 - 18:15

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »