O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Fórum do Real · Porto Post Doc 2021

Fórum do Real · Porto/Post/Doc 2021

 

[Porto/Post/Doc 2021]
20 – 30 Nov
O Fórum do Real é um encontro internacional, integrado na programação geral do festival, que se propõe pensar e discutir o cinema contemporâneo e os temas que dele decorrem. O fórum contará novamente com três painéis de oradores convidados que irão debater Ideias para Adiar o Fim do Mundo, declinada em três grandes grandes temas: Terra, Comunidade e Liberdade.
PAINEL 1: TERRA
. 22 nov
Moderação: Raquel Ribeiro, jornalista, escritora e professora
Com: Álvaro Domingues e Marta Rodriguez
Um encontro entre a realizadora e documentarista colombiana Marta Rodriguez e o geógrafo português Álvaro Domingues, a terra estará em cima da mesa enquanto raiz, espaço de disputa e de resistência. Mas também entre o cinema, o documentário, a geografia humana, enquanto paisagem, economia e cultura.
Que instrumentos usamos para ler e compreender a terra? De que ferramentas dispomos para a trabalhar? Entre a Colômbia e Portugal, um diálogo sobre identidade e pertença.
PAINEL 2: COMUNIDADE
. 23 nov
Moderação: Abel Coentrão, jornalista
Com: Laura Sobral e Rob Hopkins
A vida em comunidade é uma das expressões mais antigas da sociabilidade que caracteriza a espécie humana. Ao longo de milhares de anos, nas cavernas, ou nas cidades, desenvolvemos laços de afeto que se tornaram suporte do nosso desenvolvimento pessoal e coletivo, expressos em palavras outras como amizade, vizinhança, cidadania. Poderíamos discutir até que ponto o afrouxamento destes laços nos trouxe, também, à crise civilizacional em que nos encontramos, mas hoje talvez importe mais olhar para o futuro, e debater até que ponto nos podemos socorrer de uma ferramenta tão “arcaica”, a Comunidade, para enfrentarmos os desafios que temos pela frente. É o que tentaremos fazer, nesta sessão do Fórum do Real, com Rob Hopkins, co-fundador do Movimento para a Transição, e autor, entre outras obras, de From What is to What If – unleashing the power of imagination to create the future We want, e Laura Sobral, urbanista, fundadora do Instituto A Cidade Precisa de Você e autora do livro Fazer Juntos, ou Doing it Together – cooperation tools for the city co-governance, no original.
PAINEL 3: LIBERDADE
. 24 nov
Moderação: Ricardo Alexandre, jornalista
Com: João Pina, Pedro Matos e Selma Uamusse
Será que só a sabemos valorizar, retroativamente, por memória a uma noite escura quando não a tivemos e quase nem por ela nos atrevíamos a sonhar? Será que dela estamos a abdicar quando a damos por garantida num presente de desafiadoras imagens do real que, há não muito tempo, nos pareceriam pura ficção? Que valor damos à memória das lutas por amor à liberdade? Porque dela precisamos para uma cultura cosmopolita e inclusiva, em que a identidade é construída sobre uma paleta de cores e não em territórios do eu monocromáticos? E pode haver liberdade sem pão? O que diz a emergência alimentar no mundo sobre a forma como vivemos?
Pedro Matos, um geógrafo que se tornou trabalhador humanitário na ONU; João Pina, um fotojornalista que trabalha a memória (da operação Condor ao Tarrafal, passando pelas guerras entre povos e entre gente da mesma cidade); Selma Uamusse, uma engenheira que na música abraça a liberdade da arte são as vozes que se juntam em torno da discussão destas e de outras perguntas.

Fórum do Real · Porto/Post/Doc 2021

Data

22 - 24 Nov 2021
Desde

Hora

18:00

Localização

Casa Comum
Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »