FIOMS PROMOVE CONCERTO ESPECIAL NO PORTO
Depois de duas temporadas com casa cheia, em seis municípios do Grande Porto e Norte do país, por onde passaram mais de 8 mil espectadores, o Festival Internacional do Órgão e Música Sacra (FIOMS) prossegue viagem para o último concerto da programação. A Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, recebe esta sexta-feira, 13 de fevereiro, às 21h30, o espetáculo “Entre a Paixão Romântica e a Exaltação do Sagrado”, com obras de Félix Mendelssohn e Wolfgang Amadeus Mozart. “Será um percurso musical entre a intensidade romântica e a dimensão espiritual do repertório sacro, num programa que reflete a identidade artística do festival e a sua preocupação em conjugar profundidade estética com proximidade ao público”, adianta Filipe Veríssimo.
Segundo o diretor artístico do festival, a 5.ª edição do evento que, pela primeira vez, aconteceu em duas temporadas, confirma o crescimento sustentado do evento, tanto em número de espectadores, artistas de renome como na expansão a novos municípios.
“O crescimento tem sido consistente e revela não só uma maior implantação territorial, mas também a capacidade de captar públicos de diferentes faixas etárias, reforçando o papel do FIOMS na valorização do património musical e do órgão de tubos”, acrescenta.
Recorde-se que a segunda temporada ficou marcada por momentos de destaque, como o concerto de Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris e uma das maiores referências mundiais do instrumento, na Igreja de Nossa Senhora da Maia, bem como por propostas inovadoras como o diálogo entre órgão e saxofones com Samuel Pinto e o Quest Quintet, e a interpretação de música sacra alemã do século XVII pelo Ludovice Ensemble.
Com mais de 30 concertos de entrada livre, uma masterclass internacional e uma conferência, o festival passou por espaços patrimoniais na Maia, Porto, Valongo, Oliveira de Azeméis, Arouca e Paços de Ferreira.
Ainda no último trimestre do ano, o FIOMS regressa para a 6.º edição.

