O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Fim de Semana Inquieto

Fim de Semana Inquieto

O FIM DE SEMANA INQUIETO ESTÁ DE VOLTA À CASA DA ARQUITECTURA / 19 E 20 DE FEVEREIRO

O primeiro Fim de Semana Inquieto do novo ano está aí à porta com um conjunto de ofertas especiais que abarca vários públicos. Para os dias 19 e 20 de fevereiro, o Serviço Educativo da Casa da Arquitectura (CA) desenhou um programa de atividades que vai da Arquitetura ao Teatro e se materializa em visitas orientadas, oficinas e espetáculos.

 

No sábado, cada iniciativa tem o preço unitário de 5 euros e, no domingo, a entrada é gratuita – todas estão sujeitos a marcação prévia.

 

No primeiro dia, destaque para uma visita especial que permite aos mais curiosos e amantes de Arquitetura o acesso ao projeto Quatro Casas, em Matosinhos, uma das primeiras habitações desenhadas pelo arquiteto Álvaro Siza no início da sua carreira e que vai abrir portas sob o acompanhamento do Serviço Educativo da CA.

 

Ainda no sábado,  o Teatro assinala a sua presença com duas atividades da companhia Historioscópio: uma Oficina em que os participantes são desafiados a construir os seus próprios historioscópios e a criar uma história para os habitar e o espetáculo “Caixa de Nove Lados”.

 

No Domingo, a CA oferece uma visita orientada ao Quarteirão Real Vinícola e à exposição atualmente patente, “What? When? Why not? – Portuguese Architecture”, em simultâneo com uma visita-oficina simultânea para os mais pequenos, que serão desafiados a criar a sua própria exposição.

 

O programa termina com uma oficina online que pretende estender-se a todo o país num “Plano Arriscado”, entre saltos do 2d para o 3d (para crianças entre os 10 e os 12 anos).

 

Vamos inquietar-nos?

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

SÁBADO

10h00

Espaço Caleidoscópio

Oficina – O que é o Historioscópio?

O que é um historioscópio? Um Historioscópio é uma caixa contadora de histórias. Funciona da seguinte forma: Primeiro apanha-se uma história daquelas que andam a flutuar livremente à nossa volta. Depois enrola-se bem enroladinha e põe-se dentro de uma caixa. A história fica lá dentro, muito quieta, escondida, à espera que alguém dê à manivela. Quando isso acontece a história revela-se das mais variadas formas.Nesta oficina os participantes são desafiados a construir os seus próprios historioscópios e a criar uma história para os habitar, através de palavras, ilustrações, ou ambos.

Lotação: 15

1h30

6+

5 euros

 

11h00

Visita Orientada

 4 Casas Siza

Desenhada nos anos 50, este que é um dos primeiros projetos de habitação do arquiteto Álvaro Siza irá abrir-se para uma visita orientada excepcional. Venha conhecer as ideias que acompanhavam o jovem Siza, na altura ainda estudante de arquitetura a dar os primeiros passos na cidade que viria a receber alguns dos grandes marcos da sua obra.

Lotação: 20

1h

Todos

5 euros

 

15h00

Tanoaria

Teatro – “Caixa de Nove Lados”

“A velha sabia que as duas piores coisas que há no mundo são as que se fazem por medo e as que o medo nos obriga a deixar de fazer.” Como já devem ter percebido depois de ler a citação anterior, esta história é sobre agulhas preguiçosas, que mordem dedos, um dedal mágico que desaparece misteriosamente, uma caixa com nove lados, um novelo de lã, que não é apenas um novelo de lã, uma fita métrica tétrica que come moscas, uma velha que, sem querer, põe o pé no buraco de uma agulha, um monstro terrível que faz maldades horríveis, qualquer coisa sobre pirâ-mides e um duende cowboy ensarilhado.

“A Caixa de Nove Lados”, mostra-nos um mundo mágico, escondido dentro duma velha caixa de costura. Um conjunto de criaturas estranhas e singulares levam-nos a enfrentar os medos através do poder das histórias.

Lotação: 35

1h

6+

5 euros

 

DOMINGO

11h00

Visita Orientada Real Vinícola + Exposição Patente

Quarteirão Real Vinícola e Galeria

Esta é uma visita que se alarga desde a história do Quarteirão Real Vinícola, visitando alguns dos seus espaços, até à Galeria da Casa, onde está patente a exposição “What? When? Why not? – Portuguese Architecture”, com curadoria e projeto expositivo de Jorge Figueira e Bruno Gil.

Lotação: 25

1h

Todos

Gratuito

 

11h00

Quarteirão Real Vinícola e Galeria

Visita Oficina “What? When? Why not?”

Todas as exposições precisam de um projeto a partir do qual se apresentam os objetos e conteúdos. Na exposição “What? When? Why not?”, os curadores desenharam 11 cabines hexagonais, tratando em cada uma delas um tema relacionado com a arquitetura portuguesa. Esta atividade inicia com uma visita à Galeria da CA e termina com a montagem de uma mini exposição efémera.

Lotação: 10

1h

6+

Gratuito

 

15H00

Oficina Online “Plano Arriscado”

Nesta oficina vamos lidar com o improviso. Entre pontos, retas e planos vamos arriscar olhar segundo vários pontos de vista, saltando do 2D para o 3D em construções que nos poderão surpreender! Qual é o teu plano? Arrisca!

Lotação:

10

1h

10 aos 12

Gratuito

 

Todas as crianças devem estar acompanhadas por um adulto.

Obrigatório o uso de máscara para maiores de 10 (inclusive)

Necessária a apresentação de certificado de vacinação para maiores de 12 anos.

Atividades sujeitas a lugares marcados mediante a lotação dos espaços.

Informações e reservas: [email protected]

.

.

Data

19 - 20 Mar 2022
Desde

Hora

10:00
Casa da Arquitectura / Real Vinícola

Localização

Casa da Arquitectura / Real Vinícola
Av. Menéres 461 4450-165 Matosinhos
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »