O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Festival de Música Sacra Freamunde

Festival de Música Sacra – Igreja do Divino Salvador

O Festival de Música Sacra decorrerá nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2021. Serão realizados três concertos. Contará com a presença de três grupos , uma orquestra sinfónica de 22 elementos e incluirá uma palestra com o título “Património: história e desafios”. É igualmente propósito promover e valorizar o património arquitetónico da Igreja do Divino Salvador de Freamunde que assinala o segundo aniversário da Dedicação no dia 01 de dezembro.

A Paróquia de Freamunde, na Diocese do Porto, vai promover de 2 a 5 de dezembro um Festival de Música Sacra que visa ainda valorizar o património arquitetónico da igreja do Divino Salvador.

Em informação enviada à Agência ECCLESIA, o padre Manuel Luís de Brito explica que o Festival de Música Sacra surge com o objetivo de “estimular o interesse” das pessoas pela Música Sacra, “criando uma proposta de oferta cultural diferenciada”.

O pároco de Freamunde destaca que este evento pretende também “promover e valorizar” o património arquitetónico da igreja do Divino Salvador, que assinala o segundo aniversário da dedicação no dia 1 de dezembro.

A igreja do Divino Salvador de Freamunde, no Concelho de Paços de Ferreira, Diocese do Porto, é um projeto do arquiteto Vítor Leal Barros.

A obra, orçada em 2,5 milhões de euros, num terreno doado por uma família, permitiu que a nova igreja de Freamunde tenha uma capacidade para 600 pessoas, uma sacristia, casa mortuária e uma sala polivalente.

No início deste ano, a igreja do Divino Salvador de Freamunde esteve nomeada para o prémio internacional ‘Archdaily Building of the Year 2021’, na categoria ‘Edifício Religioso’.

Em 2020, o projeto desta igreja na Diocese do Porto ficou entre os dez finalistas do concurso do Prémio Internacional de Arquitetura Sacra da Fundação Frate Sole, de Pavía (Itália), e, até 2024, é um dos sete embaixadores deste prémio internacional.

Sobre o festival de Festival de Música Sacra, integrado no segundo aniversário da dedicação da igreja do Divino Salvador de Freamunde, o padre Manuel Luís de Brito informa que do programa constam três concertos, com a presença de três grupos, uma orquestra sinfónica de 22 elementos e ainda uma conferência.

Este evento começa com uma palestra sobre ‘Património: história e desafios’, às 21H00, no dia 2 de dezembro, o primeiro concerto é com o ‘Vocal Art Ensemble’, no dia seguinte à mesma hora.

A 4 de dezembro, atuam os ‘Capella Duriensis’, também às 21h00, e o concerto de encerramento é com o Coro do Mosteiro de Grijó, às 16h00, do dia 5 do próximo mês.

Data

03 - 05 Dez 2021
Desde

Hora

21:00

Localização

Igreja do Divino Salvador de Freamunde
Freamunde
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »