O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Festa do Cinema Italiano - Porto 2023

Festa do Cinema Italiano – Porto 2023

De 10 a 14 maio, a Casa das Artes recebe a Festa do Cinema Italiano, com dias recheados de sessões especiais e muitos filmes em antestreia.

A Festa do Cinema Italiano regressa em 2023 à cidade do Porto de 10 a 14 de maio e apresenta na Casa das Artes 10 obras de diferentes géneros cinematográficos (ficção, documentário e animação) e ainda um concerto de Nico Farruggia Trio, de entrada livre.

 

Bilhetes

FESTAS DO CINEMA ITALIANO 2023 PORTO

A Festa arranca com a exibição de A Estranha Comédia da Vida, uma obra de Roberto Andò com a participação do ator Toni Servillo, que interpreta Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília.

No dia 11 de maio, é exibida a coprodução portuguesa Interdito a Cães e Italianos de Alain Ughetto. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Annecy, este filme conta a história de Luigi e os seus irmãos, que partiram da sua aldeia natal para descobrir “La Merica”, a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores.

Na sexta-feira, dia 12 de maio, são exibidos dois filmes: Las Leonas, de Isabel Achával e Chiara Bondì, obra que estreou no Festival de Veneza com produção de Nanni Moretti, sobre um grupo de mulheres imigrantes em Roma, a maioria delas da América do Sul, unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol; e Laggiù qualcuno mi ama de Mario Martone, um documentário que presta homenagem ao ator e realizador napolitano Massimo Troisi.

Já no sábado, dia 13 de maio, é exibido Hermitage – O Poder da Arte, um filme realizado por Michele Mally sobre o quotidiano do Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia), remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias, com o ator Toni Servillo que guia o espectador e apresenta algumas das melhores obras de arte do mundo. Às 17h30 é apresentado Umberto Eco – La biblioteca del mondo, de Davide Ferrario, um documentário sobre a biblioteca privada do famoso escritor. Para terminar o dia dia e em antestreia o público portuense pode ver Seca, a destemida visão semi-apocalíptica do aclamado realizador Paolo Virzì.

No domingo, é apresentado o filme Frida – Viva la Vida, realizado por Giovanni Troilo, um documentário que destaca as duas almas da artista Frida Kahlo: a mulher, ferozmente independente e atormentada pelo amor, e a artista, livre das amarras das suas limitações físicas. Mais tarde é exibido, Marcha sobre Roma, do consagrado crítico, autor e cineasta Mark Cousins sobre a ascensão de Benito Mussolini ao poder (re)vista hoje pela mente inquisitiva de Mark Cousins é apresentado.

Ao final da tarde, o Nico Farruggia Trio sobe ao palco da Casa das Artes para um concerto de entrada livre. O canto e a viola de Nicolás Farruggia – acompanhado pelas guitarras de Olmo Marín e pelas percussões de Juan de la Fuente – leva-nos a passear pelas canções italianas dos anos 50 e 60 de Domenico Modugno e Renato Carosone, sem deixar de homenagear grandes artistas mais recentes, como Lucio Dalla e Pino Daniele.

A Festa do Cinema Italiano no Porto termina nessa mesma noite com a antestreia do filme A Viagem de Papa Francisco de Gianfranco Rosi, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo e que estreou no Festival de Veneza.

Festa do Cinema Italiano – Porto 2023

 

 

Data

10 - 14 Mai 2023
Desde

Localização

Casa das Artes - Porto
R. Ruben a 210 081, 4150-639 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »