O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Feira das Cebolas 2022 - Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Feira das Cebolas 2022

No último fim de semana de agosto, como manda a tradição, acontecerá a recriação da Feira das Cebolas que visa sobretudo a salvaguarda do património material e imaterial, com enfoque nas tradições como forma de perpetuar a memória das gentes da Maia. Com a cebola como figura central, ao natural e nos petiscos de gastronomia tradicional, confecionados no local pelos grupos de folclore que na Feira participam, aqui podem ser adquiridas as cebolas e uma mão cheia de experiências e vivências de uma tradição secular que se espera que seja perpetuada ao longo dos tempos.
A ter lugar na Praça 5 de Outubro com a envolvente Museu de História e Etnologia da Terra da Maia e o Monte de Santo Ovídeo como pano de fundo, esta Feira das Cebolas conta com a participação do Grupo de Folclore Os Fontineiros da Maia (com confeção de petiscos e iguarias regionais de outros tempos), com fumeiro, doçaria, e animação de rua e procura sensibilizar a população para as tradições, mantendo-as vivas sempre com os olhos postos no futuro.

27 e 28 de agosto
Horário do Museu
09h00-12h30
14h00-17h30
20h00-24h00

Atividades no Museu (Sujeitas a marcação*):
– Visitas guiadas orientadas às exposições do Museu;

Atividades para famílias / workshops
-Comunicar com Imagens
-A arte na Pré-história;

Visualização do filme “Um Chá nas Nuvens” com projeção na sala da exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de historia(s)”.
Nesta sessão iremos recordar um dos maiores visionários da publicidade em Portugal – Raul de Caldevilla que, ligado à primeira produtora cinematográfica a nascer no Norte, a Invicta Filmes, realizou o seu primeiro filme em 1917: ´Um Chá nas Nuvens´, um pequeno filme onde podemos ver o que de melhor se produziu no nosso país há mais de 100 anos.

* Marcações:
[email protected]
– Tel. 229 871 144

Fonte: https://www.cm-maia.pt/institucional/agenda/evento/feira-das-cebolas-2022

Feira das Cebolas 2022 – Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Data

27 - 28 Ago 2022
Desde

Hora

9:00

Localização

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »