
Exposição “FLUIDITY / FLUIDEZ / ТЕКУЧЕСТЬ” de Helen Ivashkin
A Cooperativa Árvore apresenta, entre 30 de agosto e 20 de setembro, a Exposição “FLUIDITY / FLUIDEZ / ТЕКУЧЕСТЬ”, da artista Helen Ivashkin, no âmbito do Programa Artistas Cooperadores.
Nascida em Moscovo, Helen Ivashkin decidiu mudar-se para Portugal em 2022, em resposta à invasão russa da Ucrânia. O seu percurso artístico é marcado pela ornamentação, pela procura da metáfora e pela vontade de captar o carácter e a emoção, encontrando formas poéticas de retratar o mundo que a rodeia.
A aguarela ocupa um lugar central na sua prática, pela forma como exige intuição, espontaneidade e liberdade cromática. Ao longo dos anos, a artista desenvolveu uma técnica mista que lhe permite uma exploração contínua, apresentada pela primeira vez em 2019, na Artifact Gallery, em Moscovo. Essa fase inicial é agora revisitada em FLUIDITY, em diálogo com obras mais recentes criadas após a sua chegada a Portugal.
Entre estas duas fases da sua produção artística medeiam seis anos — um período marcado por deslocação, desafios pessoais e intensa turbulência emocional. Já em território português, Helen Ivashkin passou a explorar novos motivos visuais enraizados na cultura local: os peixes, os pavões e os galos substituem os corvos da série Birds. Um elemento permanece constante — os olhos — que, para a artista, revelam sempre uma presença humana, um personagem, uma emoção.
O título “FLUIDITY / FLUIDEZ / ТЕКУЧЕСТЬ” reflete não só a essência da aguarela, onde os movimentos da água e do pigmento escapam ao controlo total, mas também a substância do tempo, da emoção e do mundo em transformação. A ilusão de estabilidade é desfeita: tudo está em constante movimento e mudança.
Biografia
Helen Ivashkin é uma artista multidisciplinar formada em Artes Aplicadas pela Academia Têxtil de Moscovo (1988). Iniciou a sua carreira ligada ao design de moda e têxtil, tendo trabalhado em funções curatoriais e educativas no Centro de Moda de Moscovo. Mais tarde, desenvolveu experiência no setor dos tecidos decorativos e no design de interiores.
Em 2019, realizou a sua primeira exposição individual na Artifact Gallery (Moscovo), onde apresentou uma série de 100 pássaros em diálogo com o poema The Appearance of a Hero, do poeta conceptualista Lev Rubinstein.
As suas obras integram coleções privadas em países como Austrália, EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia e Portugal. Atualmente, é representada por galerias como a Givievechy (Moscovo) e a Cooperativa Artística Árvore (Porto).