Estreia — Performance “Workers in Song”, de James Richards e Billy Bultheel
“Workers in Song” junta som e imagem em movimento numa coreografia expandida. Este trabalho performativo parte da pesquisa em torno da fotografia do oculto e música espectral para questionar a diferença entre o visível e o imaginário, enquanto navega por histórias e narrativas contemporâneas acerca da tecnologia da mímica e deepfakes.
No Batalha Centro de Cinema, a instalação multimédia ganha forma através de projeções bidimensionais de áudio e vídeo manipuladas ao vivo por músicos.
Ao contrário do que acontece habitualmente numa sala de cinema, em “Workers in Song” o lugar do espectador não está tão claramente definido e a imagem movimenta-se através do espaço. O resultado é um encontro dinâmico e próximo entre o público, vídeo, som e músicos.
O projeto é cocomissariado pelo Centro de Arte Contemporânea WIELS, o Batalha Centro de Cinema, o Mudam Luxembourg — Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean e o KW Institute for Contemporary Art.
A prática de James Richards é focada na imagem em movimento, instalação e som e aborda o fluxo incessante de imagens que definiram o século XXI, criando um espaço onde a política pessoal e a materialidade digital se encontram. Além de produzir filmes, apresentou inúmeros projetos expositivos. Em 2017, representou o País de Gales na 57.ª Bienal de Veneza.
O trabalho do compositor Billy Bultheel tem-se distinguido através de projetos site-specific que fundem escultura, instalação, arte performática e música ao vivo e sintetizada. As suas composições são marcadas pela melancolia e pelas sonoridades noise, metal ambiente e orquestração experimental. Bultheel colaborou, entre outros, com a artista alemã Anne Imhof e os coreógrafos Michele Rizzo e Adam Linder.
Estreia — Performance “Workers in Song”, de James Richards e Billy Bultheel