
Escola das Artes apresenta “Alô?”, de Yuli Yamagata
A artista brasileira Yuli Yamagata traz ao Porto a exposição Alô?, um universo de tecidos, cores sintéticas e figuras grotescas que oscilam entre o belo e o inquietante. A exposição inaugura no próximo dia 9 de outubro, às 18h30, na Sala de Exposições da Escola das Artes, com curadoria de João Mourão, Luís Silva e Nuno Crespo. O projeto resulta de uma residência artística no Católica Art Center e é uma co-produção da Escola das Artes e da Kunsthalle Lissabon. A exposição pode ser visitada até 13 de dezembro de 2025, com entrada livre, de segunda a sábado, entre as 14h00 e as 19h00.
Yuli Yamagata nasceu em São Paulo, em 1989. Licenciada em Belas Artes, especialização em Escultura pela Universidade de São Paulo, expõe regularmente desde 2015. O seu trabalho tem sido apresentado em instituições e galerias de referência, como a Anton Kern Gallery (Nova Iorque), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Brasil), o Denver Art Museum (EUA) e no Art Basel Parcours (Suíça).
“Na obra de Yuli Yamagata, o familiar transforma-se em estranho. Tecidos comuns, cores artificiais e objetos banais ganham vida própria e confrontam-nos com o grotesco, o fantástico e o humor que habitam o nosso quotidiano”, indica Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. O também curador da exposição acrescenta: “Yuli, ao deslocar objetos e imagens para contextos inesperados, revela como o excesso, o artifício e a ficção moldam a nossa experiência contemporânea.”
De descendência japonesa, desenvolveu interesse por diversos aspetos da cultura, como o shibori, uma técnica manual de tie-dye, ikebana e mangá. Para criar as suas peças, Yuli Yamagata trabalha, essencialmente, com tecidos, sobrepondo diferentes têxteis, texturas e padrões – da seda ao veludo, incorporando materiais como resina e tinta, bem como objetos de natureza distintas, sejam eles orgânicos ou artificiais.
A costura desempenha um papel central, funcionando como gesto de justaposição e aglutinação que dá forma a corpos fragmentados, membros postiços e volumes estofados. As suas obras, de cores vibrantes e sintéticas, projetam-se no espaço expositivo como personagens saídas de mangás, ficção científica ou filmes de terror, cruzando o grotesco e o fantástico.
Yuli descreve o seu processo criativo como algo que parte da fisicalidade do material em si ou de uma narrativa previamente escolhida. Os seus trabalhos, sempre cheios de camadas, referências e sobreposições, convidam o público a decifrar e a interpretar as formas e origens dos seus objetos, dando origem a um jogo intenso com o seu recetor.
Nos últimos anos, Yamagata tem expandido a sua prática para a imagem em movimento e a animação, dando continuidade às suas figuras em ambientes dinâmicos, onde estas parecem ganhar uma espécie de “pós-vida”. No Porto, desenvolveu um novo trabalho em vídeo, recorrendo à infraestrutura técnica do Católica Art Center, enquanto se integrou no meio artístico local através de colaborações e diálogos com outros criadores.
A exposição Alô? reúne trabalhos recentes e apresenta o resultado do processo de residência da artista. Entre camadas de tecidos, resina, objetos do quotidiano e imagens em movimento, Yamagata propõe um jogo de perceção intenso, no qual o público é convidado a decifrar formas, narrativas e referências. No cruzamento entre o belo e o grotesco, o humor e a inquietação, Yuli afirma-se como uma das vozes mais singulares da arte contemporânea.
A exposição “Alô?”, que é uma co-produção da Escola das Artes e da Kunsthalle Lissabon, vai estar patente ao público na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa até 13 de dezembro de 2025. A Sala de Exposições da Escola das Artes faz parte do Católica Art Center que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a nível nacional. De referir que além da Sala de Exposições, o Católica Art Center inclui mais dois espaços: o Auditório Ilídio Pinho, que tem programação semanal de cinema e encontros com artistas; e a Blackbox mais vocacionada para as artes performativas.
Mais informações: https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/alo/sobre