O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Encyclopédie de la parole Lacoste, Macé, Roux, Ictus - Suite nº4

Encyclopédie de la parole / Lacoste, Macé, Roux, Ictus – Suite nº4

No último capítulo da sua série de suites, a Encyclopédie de la parole optou por deixar ouvir diretamente as vozes gravadas da sua coleção de sons. Já não são os atores a dar vida a vozes perdidas, mas os próprios falantes que regressam do passado para falar com as suas próprias vozes, os seus tons únicos. Como numa ópera, têm o apoio de música ao vivo, para direcionar a nossa escuta e revelar texturas escondidas. Uma espécie de teatro dos espíritos, mas com fantasmas bem vivos.

A Encyclopédie de la parole é um projeto artístico que explora todas as formas de palavra dita. Desde setembro de 2007, a Encyclopédie de la parole vem reunindo gravações diversas e catalogando-as segundo fenómenos específicos. A partir desta coleção, que inclui mais de 1300 documentos disponíveis gratuitamente no seu sítio, a Encyclopédie de la parole faz uso das gravações para produzir peças sonoras, performances, espetáculos, conferências, concertos e instalações.

O Ensemble Ictus é o principal conjunto de música contemporânea de Bruxelas. Fundado numa altura em que os conjuntos se viam a si mesmos como miniorquestras formadas por solistas altamente técnicos, o Ictus transformou-se num coletivo multifacetado de músicos criativos que se dedica à música experimental no sentido mais lato.

Sébastien Roux imagina novas situações de escuta. Usa algoritmos, jogos, movimento, espacialização e diagramas para articular duas ideias complementares: a perceção da forma e as formas da perceção. O seu trabalho assume várias formas: sessões de escuta guiadas usando altifalantes, concertos com projeção de partituras gráficas, instalações sonoras e apresentações pensadas especificamente para os locais. Tem um mestrado multidisciplinar em ciências e tecnologias musicais.

A música de Pierre-Yves Macé situa-se no encontro da clássica contemporânea, composição eletroacústica e arte sonora. Uma parte importante do seu trabalho tem por base sons gravados, documentos ou arquivos, utilizados como material privilegiado para escrita instrumental. A sua música é publicada pelas editoras Tzadik, Sub Rosa e Brocoli. O Festival de Outono em Paris programou concertos monográficos das suas obras em 2012, 2016 e 2020. Compôs muitas partituras para espetáculos de teatro e dança.

Joris Lacoste vem escrevendo para teatro e rádio desde 1996 e vem dirigindo as suas próprias apresentações e espetáculos desde 2003. Em 2007, fundou o coletivo Encyclopédie de la parole, no âmbito do qual foram criados sete espetáculos. Joris Lacoste criou igualmente inúmeras apresentações e participou em várias exposições em museus e centros de arte. Também traduziu três peças de Shakespeare para o encenador Gwenaël Morin.

Coapresentação com:
Culturgest, no dia 1 de fevereiro de 2023

Fonte: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/programa/encyclopedie-de-la-parole-lacoste-mace-roux-ictus-suite-n4/

Encyclopédie de la parole / Lacoste, Macé, Roux, Ictus – Suite nº4

Data

04 Fev 2023
Desde

Hora

19:30

Localização

Teatro Campo Alegre
Rua das Estrelas, 4150-762 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-do-campo-alegre/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »