O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

EmTudo Revelação - Mira Fórum

“EmTudo Revelação” – Mira Fórum

Integrada na exposição coletiva “Lagartos, Lagartos” de Ana Fernandes com Renato Roque e PAM, no sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 17h30 no MIRA FORUM, Rute Rosas apresentará a sua intervenção artística
“EmTudo Revelação”, 2022
Performance
Duração aproximada 15′
A ação “EmTudo Revelação”, resulta do meu percurso e investigação artística sobre o corpo e os corpos do corpo que, neste trabalho em particular, se centra no lugar do corpo feminino na sociedade contemporânea. Uma provocação implícita trazida por uma ação performativa para o último dia da exposição “Lagartos, Lagartos”.
Trata-se de um desafio que reflete as transversalidades entre as minhas preocupações artísticas e a tradição presente na celebração do Entrudo de Vilar de Amargo. Uma ação que em tudo é contaminada pelo património material e imaterial português, neste ritual.
A questão do lugar do corpo feminino é uma questão que remete ao uso das máscaras em renda na celebração deste Entrudo, como utensílio para esconder os rostos dos participantes e permitir total liberdade para participar das brincadeiras e rituais.
Será esse um lugar do corpo feminino? Um lugar velado, escondido por redes, véus, máscaras, burcas, ou mesmo pela superexposição das redes sociais e de comunicação?
No caso do Entrudo a ocultação da identidade dá-se como um exercício de liberdade, mas sabemos que em outras tradições e sociedades contemporâneas o apagamento é, acima de tudo, um instrumento de repressão, de apagamento do lugar do feminino, pela ocultação ou superexposição do corpo.
Assim e em diálogo com o lúdico das comemorações do Entrudo de Vilar de Amargo, a ação performativa “EmTudo Revelação”, procura revelar, desvelando, a poética do lugar do corpo feminino, pela subtileza dos gestos.
(Rute Rosas)
NOTA BIOGRÁFICA
Rute Rosas
1972, Porto, Portugal
Professora Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Artista Plástica – Escultura
Doutoramento em Arte e Design – especialidade Artes Plásticas – FBAUP; Mestrado em Arte Multimédia – FBAUP
Formação Complementar em Som Digital, Imagem Digital, Fundição por Cera Perdida, Resinas de Poliéster, Artes e Técnicas dos Tecidos, Ballet Clássico.
Desde 1996, tem realizado exposições individuais; concebido, participado, colaborado e organizado inúmeros eventos.
Territórios de Investigação:
Processos de Criação – Poéticas, Métodos e Práticas Artísticas; Escultura – Objeto; Instalação; Ação; Intervenção.
ENTRADA LIVRE!
Serão aplicadas as regras em vigor e recomendações da DGS.

Data

12 Fev 2022
Desde

Hora

17:30

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »