Emmanuel Eggermont / L’Anthracite – All Over Nymphéas
All Over Nymphéas é inspirado em nenúfares, uma visão idílica, representada muitas vezes por Claude Monet, na qual o pintor francês desdobrava, em resposta às atrocidades da guerra, o motivo único do lago do seu jardim em Giverny. Transferindo essa abordagem para os tempos conturbados de hoje, a peça parte da noção de “motivo” para criar a arquitetura de uma paisagem fragmentada onde reina a metamorfose. O motivo é visto como um elemento pictórico que vai do realismo à abstração, tema do princípio de série explorado nas artes plásticas, na arquitetura, na música. Tal como os nenúfares de Monet, All Over Nymphéas é um jardim gráfico e hipnótico, cuja expansão de motivos revela a efervescência das nossas motivações mais profundas. Esta peça é dedicada a Raimund Hoghe. — Emmanuel Eggermont
Emmanuel Eggermont dedica esta peça a Raimund Hoghe.
Depois da sua formação pelo Centre National de Danse Contemporaine d’Angers, Emmanuel Eggermont estreou-se como intérprete em Madrid e depois na Coreia do Sul. A sua colaboração com Raimund Hoghe marcou o seu trabalho, incutindo nele o gosto pela essência das coisas, a sinceridade em cena e humanidade. Após uma residência de investigação em L’L (Bruxelas) onde questiona a sua prática, Emmanuel Eggermont desenvolve os seus projetos dentro de L’Anthracite (Lille). Nas suas peças, imagens com ressonâncias expressionistas esfregam os ombros com dança abstrata e tons performativos. Emmanuel Eggermont está associado à CCN de Tours.
Fonte: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/programa/emmanuel-eggermont-lanthracite-all-over-nympheas/
Emmanuel Eggermont / L’Anthracite – All Over Nymphéas