O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

“E.1027 – Eileen Gray e a Casa junto ao Mar” em exibição no Passos Manuel

“E.1027 – Eileen Gray e a Casa junto ao Mar” em exibição no Passos Manuel

“E.1027 – Eileen Gray e a Casa junto ao Mar” em exibição no Passos Manuel 🎥✨

No dia 25 de setembro de 2025, às 21h30, o cinema Passos Manuel, Porto, apresenta a sessão especial de “E.1027 – Eileen Gray e a Casa junto ao Mar”, um filme para maiores de 12 anos.

Bilhetes a 5 €, com descontos disponíveis para estudantes, maiores de 65 anos e desempregados (Tripass).

Com 90 minutos de duração, sem intervalo, o documentário mergulha na história da visionária designer irlandesa Eileen Gray, que em 1929 construiu a sua primeira casa na Côte d’Azur: a icónica E.1027. Esta obra-prima vanguardista, criada em parceria com Jean Badovici, tornou-se um símbolo de modernidade e liberdade criativa.

A descoberta da casa por Le Corbusier desencadeou uma obsessão: o arquiteto pintou murais nas paredes sem o consentimento de Gray, que considerou os atos um verdadeiro vandalismo. Apesar da sua resistência, Le Corbusier ergueu o seu famoso Cabanon mesmo atrás da E.1027, relegando a visão da artista para segundo plano na narrativa arquitetónica.

Trata-se de uma reflexão sobre o poder da expressão feminina e sobre como muitas vezes é silenciada ou apropriada. Uma oportunidade para revisitar a obra de Eileen Gray e repensar os papéis da arte, do design e da memória histórica.

Data

25 Set 2025

Hora

21:30

Localização

Passos Manuel
Passos Manuel
Rua de Passos Manuel nº 137 (ao Coliseu), 4000-385 Porto
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »