O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Directo e Verdade o Cinema Ciclo de cinema KINO-DOC

Directo e Verdade o Cinema | Ciclo de cinema KINO-DOC

O KINO-DOC, núcleo de cinema de cursos de documentário presenciais e online, regressa à U.Porto e para apresentar o programa DIRECTO E VERDADE O CINEMA.
O ciclo reúne documentários que ajudam a perceber os conceitos gémeos Direct Cinema e Cinéma Vérité, raiados entre os anos 50 e 60 do século passado, em que a portabilidade audiovisual se impôs, e profetizados em filmes de épocas anteriores. Duas expressões éticas e filosóficas da relação do cinema com a realidade, em que esta se revela meramente pela observação (o cineasta como uma mosca na parede do cinema directo) ou, pelo contrário, essa revelação se cumpre pela intervenção de quem filma sobre o que filma (o cineasta como uma mosca na sopa do Vérité). Dois credos essenciais no entendimento do documentário contemporâneo.
Na 4.ª e última sessão, “Divine Horsemen: the Living Gods of Haiti”, de Maya Deren, é reinterpretado numa edição de Jorge de Carvalho, que fez também montagens curtas de filmes maiores. São os casos de “The Memphis Belle”, “Alemanha 1945” e “Atrocidades Nazis”, apresentados na mesma sessão.
As sessões na Casa Comum (Reitoria da U.Porto), vão realizar-se todas as sextas do mês de janeiro de 2024, sempre à 21h30, e têm entrada livre. Todos os filmes são legendados em português.
Classificação etária do ciclo: M/18
Directo e Verdade o Cinema | Ciclo de cinema KINO-DOC
Casa Comum – Cultura U.Porto

Data

05 - 26 Jan 2024
Desde

Hora

21:30

Localização

Casa Comum
Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »