O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Dia Mundial do Cancro - Desafio 5 km

Dia Mundial do Cancro – Desafio 5 km

No próximo dia 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro, uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é membro desde 1983. Este ano, o tema escolhido para assinalar o dia é “Close the Care Gap” – Por cuidados mais justos e visa promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde, designadamente à prevenção, diagnóstico e tratamento para todos, colocando na agenda política a necessidade de priorizar a luta contra o cancro.

À semelhança dos anos anteriores, a Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala este dia com a promoção de um conjunto de atividades, das quais se destaca o “Desafio 5 km” cujo objetivo é que, de 28 de janeiro a 11 de fevereiro, os participantes completem 5 quilómetros de bicicleta, a nadar, a correr ou a caminhar. Após concluir o desafio, cada participante deverá publicar fotos ou vídeos numa rede social à sua escolha e desafiar cinco amigos a participarem. Com esta iniciativa, a Liga pretende atingir os cerca de 40.000 km que perfazem a volta ao mundo e que a mensagem “garantirmos cuidados justos para todos” seja divulgada não só no nosso país, mas também internacionalmente.

Vila Nova de Gaia aderiu ao Programa Diabetes em Movimento®, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, sob a coordenação da DGS. É um programa direcionado para pessoas com idades entre os 50 e os 80 anos, que para além das sessões de exercício prevê também a dinamização de sessões de educação para a saúde e a realização de sessões fora do formato, onde se enquadra o “Desafio 5 km”. Assim, no próximo dia 9 de fevereiro a sessão de exercício será fora do formato, nos passadiços de Santa Maria Adelaide (https://pt.wikiloc.com/trilhas-caminhada/passadico-de-arcozelo-vila-nova-de-gaia-34245964). A caminhada terá início às 10h00 no jardim de Santa Maria Adelaide, completando os 5Km com o percurso de ida e volta, prevendo-se que às 12h o grupo chegue ao ponto de partida.

Aos participantes do Programa Diabetes em Movimento®, juntar-se-ão alguns participantes do Projeto “Mais anos, mais saúde”, uma iniciativa promovida e coordenada pelo Centro de Acolhimento da Serra do Pilar, ao abrigo do Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 – Associações Locais (FARC-AL), para dar resposta ao impacto negativo da pandemia na saúde da população residente nas ERPI-IPSS do concelho de Vila Nova de Gaia.

Fonte: http://www.cm-gaia.pt/pt/eventos/dia-mundial-do-cancro-desafio-5-km/

Dia Mundial do Cancro – Desafio 5 km

Data

05 Fev 2024
Desde

Hora

10:00

Localização

Vila Nova de Gaia
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »