O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

DESDESENHO - TOMÁS CUNHA FERREIRA

DESDESENHO – TOMÁS CUNHA FERREIRA

Desdesenhar tem entrada gratuita e pode ser visto até 2 de janeiro de 2022 de terça a domingo, entre as 10 e as 17,30 horas, exceptuando os dias feriados.

Um poema visual, uma partitura, uma notação para uma peça coreográfica, uma pintura, o padrão que se repete ou até uma palavra — o título da exposição Desdesenho — condensam em si o projeto de desenho, na perspetiva do artista lisboeta Tomás Cunha Ferreira.

Na Casa Guerra Junqueiro, situada na Rua Dom Hugo, junto à Sé, há um gabinete que tem vindo a apresentar universos de artistas dedicados à prática-pensamento do desenho, forma de projetar e imaginar. É nesta perspetiva ampla, e na sequência da exposição do inventor e construtor de máquinas e papagaios voadores, António Veiga Leitão, que surge este Desdesenho. Caleidoscópica, em fusão de elementos visuais, rítmicos e sonoros, a exposição vai da mesa à parede, e da linha do desenho surgem figuras tridimensionais que saem dos cadernos de Tomás Cunha Ferreira.

O artista não se senta a desenhar, mas chega ao desenho através de múltiplos caminhos e experiências, em sobreposição, camuflagem, e sobreposição. Desenhar, ou “desdesenhar”, torna-se então um gesto, que aparece como registo de intuições e perceções da sua passagem pelo tempo e pelo espaço do mundo.

 

Na mesma lógica de colagem e colisão de elementos, Colapso é a rubrica que Tomás Cunha Ferreira dedica semanalmente à Rádio Estação, em dupla com o músico Domenico Lancellotti,  para ouvir no sítio invisível do Museu da Cidade, todas as sextas às 23H, com repetição segundas às 16H.

A equipa de mediação do Museu da Cidade concebeu um programa de oficinas, que terá início no sábado dia 30 de outubro e que decorrem todos os sábados, com mais informações e inscrições a anunciar brevemente.

 

DESDESENHO – TOMÁS CUNHA FERREIRA

Data

23 Out 2021 - 02 Jan 2022
Desde

Hora

10:00 - 17:30

Localização

Casa Guerra Junqueiro
R. de Dom Hugo 32, 4050-305 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »