O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Danse Qui Danse 2022

Danse Qui Danse 2022

O Danse qui Danse Summer Lab é um estágio de dança intensivo, cuja III edição decorrerá de 22 a 27 de Agosto de 2022 no Armazém22, Gaia,  viabilizando uma forte componente de formação para bailarinos profissionais, cumprindo a sua estratégia de cooperação internacional com a rede “Danse qui Danse” , composta pelos seus parceiros: Scenario Pubblico / Compagnia Zappalà Danza / Malandain Ballet Biarritz / França, Ginasiano Escola de Dança / Portugal, Dansk DanseTeater /Dinamarca, Itália e National Moravian-Silesian Theatre, Ostrava, República Checa.
Danse Qui Danse Summer Lab oferece aos seus participantes 6 dias de imersão no dia-a-dia de uma companhia de dança profissional e permite a descoberta dos métodos de trabalho de um coreógrafo e a sua identidade artística. A cada edição será anunciado um novo convidado como mote artístico do curso.
A edição de 2022 será artisticamente dirigida por Samir Calixto.  Durante este período de trabalho intensivo, o coreógrafo irá concentrar-se nos principais elementos criativos por detrás de uma das suas últimas produções, IN FUGA, sobre a Arte da Fuga de J.S. Bach, na aula de Laboratório Coreográfico. Estará presente o seu assistente Quentin Roger, para a aula de “Repertório e Estudo de Linguagem”.
Do ponto de vista técnico, Calixto irá concentrar-se no desenvolvimento de um sentido orgânico do movimento através de uma abordagem sensível sobre a articulação e a consciência física. Elementos como fluxo, peso, energia física e relação com o espaço são algumas das palavras-chave utilizadas durante o processo de empoderamento do “corpo dançante”. As técnicas usadas visam o cultivo de um vocabulário de dança muito específico, mas flexível. Esta abordagem permite aos bailarinos identificar quais os mecanismos que melhor respondem às suas exigências físicas,  enquanto constroem as qualidades de movimento desenvolvidas no processo de formação. Na parte relativa ao trabalho criativo do coreógrafo, os bailarinos serão levados a combinar a formação adquirida na primeira parte com um input mais pessoal. Na realização das obras de Calixto, os intérpretes estão empenhados no seu máximo físico, mental e emocional enquanto mergulham completamente num universo profundo onde os impulsos interiores e a forte fisicalidade se encontram. Para sentir o trabalho do coreógrafo, os participantes serão levados a explorar texturas físicas não convencionais, alterando os seus “mindsets” ao longo de uma série de exercícios intensivos. A partir daí, investigarão sobre elementos externos à própria dança, nomeadamente a estrutura musical consistente presente na obra “A Arte da Fuga”, de J. S. Bach, que tem uma influência poderosa sobre a criação de material de movimento único e pessoal.
A última noite do Danse Qui Danse Summer Lab, 27 de Agosto, será dedicada a uma apresentação pública do trabalho realizado durante a semana pelos participantes sobre o Laboratório Coreográfico/ Reconstrução Criativa Reportório de Samir Calixto. O dia será dedicado a um encontro entre os formadores e participantes das modalidades de criação coreográfica,  aberto ao público, em que o mote será a partilha  da sua experiência e percursos profissionais, os seus métodos de trabalho  e a  identidade artística do seu trabalho de criação.

Danse Qui Danse 2022

Data

27 Ago 2022
Desde

Hora

19:00 - 19:00

Localização

Armazém 22
R. de Guilherme Braga 38, 4400-174 Vila Nova de Gaia
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »