O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Daniel Moreira & Rita Castro Neves - Habitar a Floresta

Daniel Moreira & Rita Castro Neves – Habitar a Floresta

Habitar a Floresta é um projeto de ativação do espaço do Foyer do Teatro Campo Alegre, no âmbito do Foco Famílias. Um espaço florestal para habitar, caminhar, cavalgar, voar, andar devagar, observar. Uma cortina de tecido anuncia (e esconde) a floresta por detrás. Só depois de a atravessarmos é que percebemos a clareira onde estamos. É a cortina do teatro que se abre. Na floresta há arbustos onde nos podemos esconder, e encontrar capas para nos tornarmos aves. Há animais debalouço, pau e rodinhas, que nos ajudam a atravessar a floresta, rápido ou devagar, evitando os outros e rodeando os obstáculos. Cuidado: um arbusto afinal esconde um animal. As cortinas também servem de cenário para tirarmos fotografias, em que também somos plantas. Estamos num mundo em que humanos, animais e plantas parecem ser um só.

Daniel Moreira e Rita Castro Neves vivem e trabalham entre o Porto e a Beira Alta. Daniel Moreira é licenciado em Arquitectura, iniciando em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitectura e as artes plásticas. Rita Castro Neves, após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co em Lisboa e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, inicia uma atividade artística regular, de docência e de curadoria.
Com percursos artísticos separados, começaram a trabalhar em colaboração com Laking, que realizaram em 2015 a convite do espaço artístico finlandês Oksasenkatu 11, iniciando um projeto longo a propósito da representação da paisagem, em que refletem com o desenho, a fotografia e o vídeo, de forma instalada, sobre colaboração artística, diferentes técnicas e culturas artísticas, território, escala e percurso. Desde então realizam diversas exposições individuais e coletivas, bem como residências artísticas. Em 2020 terminam o projeto de recuperação da Escola de Macieira, uma antiga escola primária do Plano dos Centenários na Serra de São Macário, na Beira Alta, para aí iniciarem um projeto de reflexão sobre cultura serrana, a natureza e o rural, e logo pela ecologia, a biopolítica e a preservação ambiental.

Fonte: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/programa/daniel-moreira-e-rita-castro-neves-habitar-a-floresta/

Data

09 - 11 Dez 2022
Desde

Localização

Teatro Campo Alegre
Rua das Estrelas, 4150-762 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-do-campo-alegre/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »