O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Curso “A Arte Portuguesa no Tempo de Luís Vaz de Camões” por José Manuel Tedim

Curso “A Arte Portuguesa no Tempo de Luís Vaz de Camões” por José Manuel Tedim

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para o Curso “Arte Portuguesa no Tempo de Luís Vaz de Camões” por José Manuel Tedim, a realizar-se nos dias 22 e 29 de Janeiro e 05 de Fevereiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse

No ano em que nasceu Luís Vaz de Camões, 1524, viviam-se tempos de mudança na cultura artística portuguesa.

Os tempos do tardogótico, de sabor exuberante e naturalista, começavam a ser ultrapassados pelos ares que traziam de Itália novas formas de olhar para a arte. Homens como Francisco de Holanda e António Campelo, contactaram com o próprio poeta das epopeias de influência clássica, acabando por fazer parte da sua formação humanista e renascentista. Além disso, e como afirma Vítor Serrão, Camões tem contacto próximo com Gaspar Dias, Fernão Gomes, Jerónimo Corte-Real, António Fernandes e, provavelmente, Diogo de Contreiras.

Para além destes pintores do tardo-renascimento português, importa valorizar o papel de tantos outros que, desde as primeiras décadas do séc. XVI, apostavam em valores estéticos que propunham o afastamento da cultura de sabor medievalista e goticista.

 

Programa

1ª Sessão – 22 de Janeiro: Renascença em Portugal: Arte portuguesa entre os maneirismos de Antuérpia e os novos ares oriundos de Itália. A Renascença Coimbrã.

2ª Sessão – 29 de Janeiro: Os bolseiros em Itália e as primeiras reações à tradição tardogótica. Ação de Francisco de Holanda e António Campelo, entre muitos outros.

3ª Sessão – 5 de Fevereiro:  Os diferentes diálogos da arquitetura portuguesa entre a Renascença e os projetos “chã” da segunda metade to séc. XVI.

 

José Manuel Tedim

 

Biografia

José Manuel Alves Tedim é professor do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense, na área da Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro e é colaborador do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto.

Do seu vasto currículo, destacam-se as funções que exerceu como vice-reitor da Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, reitor da Universidade Portucalense (2007-2010), diretor do Instituto de História da Arte da Universidade Portucalense e responsável pelo Seminário Artes Decorativas do Mestrado em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Foi professor da Universidade de Cabo Verde e participou em dezenas de congressos, colóquios e seminários nacionais e internacionais.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita em https://ambito-cultural.elcorteingles.pt/agendas/curso-a-arte-portuguesa-no-tempo-de-luis-vaz-de-camoes-por-jose-manuel-tedim/

Data

22 Jan 2024 - 05 Fev 2024
Desde

Hora

18:30 - 20:30

Localização

El Corte Inglés
Vila Nova de Gaia
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »