Cooperativa Árvore celebra Bicentenário da Independência do Brasil
A Cooperativa Árvore, por ocasião das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, entendeu evocar essa importante data, através de duas iniciativas que a seguir apresentamos.
Num tempo novo, de intensa partilha de culturas e de fenómenos de migração que se vêm registando cada vez mais, com enorme expressão e que a muitos se apresenta como uma realidade de grande riqueza, de partilha, conhecimento e maneira maior de ver o mundo e a humanidade.
Esta realidade leva-nos a concluir que esta data de 7 de Setembro de 2022, poderá servir como um mote muito importante para questionar e refletir mais e melhor, como devemos enfrentar as relações entre os povos, nesta caso particular o povo brasileiro e o povo português que, com a sua história comum, fundaram uma enorme comunidade de dimensão gigantesca, tanto do ponto de vista cultural e artística, como demográfica que não poderá nunca deixar-nos indiferentes.
Dia 6 de Setembro, entre a 11h00 e as 18h00.
Pintura Colectiva
Realização de uma pintura colectiva, nas instalações da cooperativa, com a colaboração do universo de artistas associados da cooperativa, que, para o efeito serrão convidados e que desta forma evocarão a história comum destes dois povos, a transversalidade das suas culturas, das suas artes, no fundo e da sua fraterna relação. Esta pintura será posteriormente colocada como pano de fundo do debate que no dia seguinte se realizará e que adiante se apresenta.
Dia 7 de Setembro, pelas 21h00
Debate
Por ocasião do bicentenário da independência do Brasil:
A atualidade dos ideais liberais
No dia 7 de Setembro comemora-se a data da independência do Brasil, acompanhada em Portugal pelo triunfo do liberalismo dos valores de liberdade do Iluminismo e da Revolução Francesa. Quer no Brasil, quer em Portugal D. Pedro teve um papel marcante: no Brasil declarando a independência, em Portugal liderando as forças que derrotaram o absolutismo, tendo a residencial da cidade do Porto sido decisiva na vitória das forças liberais.
Duzentos anos depois, assistimos a uma ofensiva contra o liberalismo político, tanto na Europa, onde líderes populistas se definem como iliberais, como no Brasil onde exaltam a ditadura.
As comemorações do bicentenário da independência terão lugar um mês antes de eleições decisivas para o futuro da democracia liberal no Brasil.
A Árvore, em colaboração com o Forum Demos, organiza um debate sobre a atualidade do liberalismo para discutir:
Qual a herança das revoluções liberais do século XIX;
Como definiríamos hoje os ideais liberais;
Se existe alguma relação entre o liberalismo político e o económico;
Quais as ameaças que enfrentam as democracias liberais e como as contrariar, e
Como perspetivar as relações luso-brasileiras neste contexto;
O debate será aberto por Renato Janine Ribeiro, filósofo, da Universidade de São Paulo e Gaspar Pereira, historiador, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O debate será moderado por Álvaro Vasconcelos, fundador do Forum Demos.