O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

CONVERSAS COM CIÊNCIA

CONVERSAS COM CIÊNCIA

A região dos Açores contém ecossistemas marinhos icónicos, como montes submarinos e fontes hidrotermais de profundidade, os quais possuem elevada biodiversidade, uma panóplia de espécies endémicas, bem como compostos importantes para as diversas áreas da Economia Azul.

Simultaneamente, a região meso-atlântica é atravessada diariamente por centenas de navios, a maioria dos quais são navios petroleiros e cargueiros. Os navios cargueiros transportam substâncias, que se derramadas no oceano podem causar efeitos adversos aos ecossistemas naturais e à saúde humana. Estas substâncias, conhecidas por HNS (do inglês Hazardous and Noxious Substances) apresentam diversos comportamentos no meio aquático, de acordo com a sua composição.

Nesta conversa, será apresentado um projeto de investigação desenvolvido por investigadores do CIIMAR, com o objetivo de entender os efeitos de HNS em ecossistemas de montes submarinos e de fontes hidrotermais de profundidade para o desenvolvimento de metodologias de análise de risco ambiental. Deste modo, pretende-se criar ferramentas numéricas de apoio à gestão/decisão em caso de acidentes com derrames de HNS na zona dos Açores, em concreto, mas com potencial de serem expandidas para outros ecossistemas marinhos a nível global.

Mecenas do Parque

Parceiro Científico

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/o-paradoxo-do-mar-dos-acores/

CONVERSAS COM CIÊNCIA

Data

27 Nov 2022
Desde

Hora

11:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »